Veja como os bancos vão funcionar no período de Carnaval

As agências bancárias vão ter um horário diferenciado no período de Carnaval. Foto: Arquivo

Por Laís Motta

Consumidores que pretendem utilizar serviços bancários em agências ou loterias de Manaus durante o feriado carnavalesco devem atentar para o dia e horário de funcionamento destes estabelecimentos.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (4) e na terça-feira (5). Na Quarta-Feira de Cinzas (6), os bancos abrirão a partir do meio-dia.

Já as loterias vão operar de forma diferenciada. De acordo com o Sindicato dos Revendedores Lotéricos do Estado do Amazonas (Sinrel), na segunda-feira abrirão apenas parte dos estabelecimentos, no horário de 8h ao meio-dia. Na terça-feira, as casas lotéricas permanecerão fechadas. Na Quarta-Feira de Cinzas, parte das unidades atenderão ao público, abrindo as portas ao meio-dia.

 

Contas

Os consumidores não devem se preocupar com as contas de consumo, como as de água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março, pois os mesmos poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (6), destaca a Febraban. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento.

Os consumidores podem, ainda, utilizar os canais eletrônicos para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

“Os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos na conta corrente pelo aplicativo do banco no celular”, afirma o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *