EXCLUSIVO Vaticano prepara Sínodo da Amazônia. Veja vídeos de sacerdote amazonense com opiniões de participantes

EXCLUSIVO Vaticano prepara Sínodo da Amazônia

EXCLUSIVO Vaticano prepara Sínodo que discutirá a evangelização e outros aspectos da Amazônia. O cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, foi recebido pelo Papa Francisco na abertura de seminário (foto), segunda (25/02)

“Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral”. Este é o tema do Sínodo convocado pelo Papa Francisco, no período de 6 a 27 de outubro, na Cidade do Vaticano, em Roma. Segunda (25/02), o Papa oficializou o evento e iniciou seminário preparatório, que encerra nesta quarta (27/02), também no Vaticano. O tema é “Em direção ao Sínodo Especial para a Amazônia: dimensão regional e universal”.

Participam cerca de 90 convidados do Vaticano, entre cardeais, bispos, sacerdotes, religiosas e missionários leigos. Há expoentes católicos na Amazônia, como Dom Mário Antonio, bispo de Roraima, ex-auxiliar de Manaus, representante da Pastoral Norte I.

O Brasil tem um total de 15 convidados, entre os quais o cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica. Dom Evaristo Splenger, bispo de Marajó, é outro dos presentes.

Entre os padres que a Santa Sé convidou estão dois amazonenses. O padre Ricardo Castro, diretor do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), na Maromba, em Manaus. E o padre Adelson Araújo dos Santos, manauara e único brasileiro professor da Universidade Gregoriana de Roma.

EXCLUSIVO Vaticano prepara Sínodo da Amazônia

Padre Adelson Santos, em frente à Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma, onde é professor

Adelson é um dos palestrantes, como profundo conhecedor da Amazônia. Ele esteve em Manaus, de férias, visitando a família, ainda este mês, e teve que retornar a Roma para o evento.

 

Otimismo e motivação

Adelson conversou com o cardeal Baldisseri, que é o coordenador do encontro preparatório. “Participam representantes de todo o território amazônico e de outros lugares do mundo. São pessoas que têm responsabilidades de apostolado, de pastoral, dentro do território. Temos o cardeal Barreto, que é peruano, Dom Cláudio Hummes e outros especialistas”, disse o cardeal.

O arcebispo de Belém destacou que “o Sínodo está sendo muito bem preparado. É um material riquíssimo que estamos recebendo”. Dom Mário Antonio destacou o “momento importante na construção desse caminho, desse processo de preparação do Sínodo da Amazônia. Ouvimos as nossas comunidades da Amazônia. Elas não oferecem apenas desafios, mas respostas para a igreja, pela evangelização e ecologia íntegra”.

 

Sínodo

O Sínodo é usado por várias denominações religiosas. É convocado pela autoridade eclesial de uma comunidade local, nacional, da Igreja Católica Oriental ou universal. Esta última modalidade é a que será realizado no Vaticano, em outubro, sobre a Amazônia.

O Sínodo é diferente do Concílio Ecumênico, que produz documentos e novas leis religiosas. Sínodos só emitem documentos se for vontade expressa do Papa.

Veja os vídeos produzidos pelo padre Adelson Araújo dos Santos:

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/02/26184554/dom-mario-antonio.mp4[/KGVID]
[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/02/26184615/cardeal-baldisseri.mp4[/KGVID]
[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/02/26184626/dom-alberto-taveira.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *