Iranduba e Manacapuru voltam a ficar sem energia durante inspeção de cabos subaquáticos

A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que neste domingo (24), às 6h14, foi desligado o circuito de 69kV que atende os municípios de Iranduba e Manacapuru, sendo reestabelecido de forma integral os mesmos às 10h48.

O trabalho efetuado nas inspeções das conexões dos cabos subaquáticos danificados por vândalos foi realizado com sucesso. O referido cabo sofreu ação de vandalismo e foi furtado uma parte do mesmo na última quinta-feira (14), gerando imensos transtornos as cidades citadas com interrupções de energia.

Recuperação

No dia 15 os cabos subaquáticos foram recuperados por equipes da Eletrobras Amazonas, porém, de forma provisória, já que os danos provocados por roubo dos cabos trouxeram problemas não solucionáveis no curto prazo de tempo, segundo a empresa, devido à complexidade e a tecnologia embarcada nestes cabos, que são fabricados e encomendados de fora do país.

Na noite da última segunda-feira (18), ocorreu um curto-circuito nos cabos subaquáticos, provocando novamente interrupção de energia em Iranduba e Manacapuru.

Canteiro de obras

Após o ocorrido, no dia 19, foi montado um canteiro de obras no local afetado em Iranduba, localizada à margem do rio Negro e Ponte Jornalista Phelippe Daou, onde foi mobilizado cerca de 70 profissionais envolvidos diretamente.

Foram instalados novas estruturas com a construção de um novo vão de rede com condutores de alumínio e retirado cerca de 60 metros de cabos subaquático danificado a de forma a não ter emendas entre as conexões, viabilizando o restabelecimento do sistema.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *