Órgãos fiscalizam bandas de pré-Carnaval no Centro e Parque Dez

A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), percorreu os “esquentas” do Centro, zona sul, e do Parque Dez, zona centro-sul, para verificar se os organizadores estão licenciados. Fotos: Claudio Heitor/ Secom

Os órgãos de segurança, fiscalização e controle do Estado e do Município vistoriaram cinco blocos pré-carnavalescos programados para ocorrer nesta quinta-feira (14), em Manaus.

A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), percorreu os “esquentas” do Centro, zona sul, e do Parque Dez, zona centro-sul, para verificar se os organizadores estão licenciados.

Bares

No Centro, dois bares na Dez de Julho, próximo ao Teatro Amazonas, foram notificados pela ausência de autorização para uso de som. Na área está previsto mais uma edição de um evento de pré-Carnaval. Desde que as fiscalizações iniciaram, na segunda quinzena de janeiro, três blocos carnavalescos foram interditados e três carros de som, os chamados paredões, foram recolhidos pelas equipes.

Segundo o capitão da Polícia Militar Renan Libório, que coordenou a CIF, o objetivo do trabalho é garantir a segurança da sociedade e impedir que eventos sem autorização prejudiquem o funcionamento da cidade e coloquem as pessoas em risco.

A fiscalização segue o que está previsto na portaria conjunta do Carnaval 2019, assinada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, e por órgãos do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus.

A CIF está ativa todos os dias, monitorando e fiscalizando os eventos programados e apurando denúncias, que podem ser feitas pela população através do 190.

Portal para regularização

A partir do Carnaval de 2019, os organizadores de eventos em vias públicas estão contando com uma novidade. É o sistema “Evento Legal”. Lançado pelo secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a iniciativa visa incentivar a regularização dos eventos de Carnaval, detalhando passo a passo os procedimentos que os organizadores devem seguir nos mais diversos órgãos.

Com o sistema, a Secretaria também está criando um banco de dados inteligente para o trabalho de órgãos estaduais e municipais de controle, segurança e fiscalização.

O site está disponível para acesso público no endereço eletrônico www.portaldaintegracao.com.br/carnaval2019. Desenvolvida por técnicos da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), da SSP-AM, a página contem todas as informações referentes aos requisitos necessários para realização de blocos e bandas de Carnaval.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *