Obra tentar conter nova erosão no Nova Cidade

A erosão de 25 metros de profundidade é na rua Acapulco, bairro Nova Cidade, zona Norte. Foto: Diego Caja/Seminf

A Prefeitura de Manaus deu início nesta terça-feira, 22/1, aos trabalhos de contenção de uma erosão de 25 metros de profundidade na rua Acapulco, bairro Nova Cidade, zona Norte, onde a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) deverá utilizar na ação 800 caçambas de aterro, aproximadamente, 6 mil metros cúbicos de material. Acompanhando o início das obras, o vice-prefeito Marcos Rotta garantiu a celeridade na execução dos serviços para que, muito em breve, a tranquilidade dos moradores seja devolvida com o término dos serviços.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto já me orientou a não medir esforços para que a prefeitura, por meio da Seminf, possa fazer essa recuperação, que será lenta e gradual, mas acima de tudo, feita com muita eficiência e qualidade, como são as obras empreendidas pela prefeitura. Vamos torcer para que o tempo nos ajude a trabalhar, pois a chuva também coloca em risco a vida dos nossos trabalhadores e esta é uma obra delicada”, destacou Rotta.

O plano de ação da secretaria, de acordo com o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, será primeiramente atuar na limpeza da área para, em seguida, iniciar a construção do platô e compactação do talude. “Após o aterro, vamos estudar a implantação de drenagem profunda, meio-fio e sarjeta, para que o escoamento da água seja direcionado de forma a não causar a perda de material”, explicou.

Moradora do bairro desde a sua fundação, Marinete Torres informou que a erosão foi intensificada com as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. No entanto, a chegada das equipes da prefeitura representa a esperança de poder retornar para casa. “Tive que me mudar às pressas e estou pagando aluguel por conta dessa situação, que tomou proporções maiores em curto espaço de tempo”, declarou.

Ações de inverno

Uma das áreas mais populosas da capital, a zona Norte tem sido foco constante de ações da Seminf desde o aumento do índice pluviométrico aguardado para o inverno manauara. Diversos locais já receberam os trabalhos de melhorias em infraestrutura que continuam mesmo neste período chuvoso na capital amazonense.

No conjunto Vila Real, Cidade Nova, mais de vinte mil metros cúbicos de barro e duzentos metros de tubulação estão sendo utilizados para conter a erosão que ameaçava moradores na zona Norte da cidade. Os riscos também atingiam moradores do Riacho Doce 2, localizado na parte baixa de uma cratera de aproximadamente 12 metros de profundidade. Hoje, a rua 8 e a rua 15, do Vila Real, que chegaram a ser parcialmente destruídas pela erosão, já estão com asfalto de primeira qualidade, sarjetas elevadas e caixas para evasão de águas pluviais.

Na comunidade João Paulo 2, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a paisagem da área tem mudado para melhor com a obra de drenagem profunda, que começou a conter a erosão na parte mais baixa da rua Carapanaúba, devolvendo aos moradores a tranquilidade durante as chuvas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *