Confira os nomes dos selecionados para o Programa Bolsa Idiomas 2019

O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, anunciou o resultado preliminar do programa Bolsa Idiomas 2019. Foto: Mário Oliveira/Semcom

A Prefeitura de Manaus divulgou na tarde desta terça-feira, 15/1, o resultado preliminar do processo seletivo do Programa Bolsa Idiomas (PBI) 2019, na sede do Executivo municipal, bairro Compensa, zona Oeste. Ao todo, 8.581 estudantes de baixa renda foram selecionados para bolsas integrais, de 100%, e parciais, de 75% e 50%, em cursos de inglês e espanhol, além de alemão, francês, italiano, japonês e mandarim, que foram ofertados pela primeira vez este ano.

Confira a lista: http://bit.ly/resultadobolsaidiomas

“Esse programa é uma extensão para quem busca se qualificar para o mercado de trabalho. Sabemos da importância de um segundo idioma no momento que se apresenta um currículo em uma empresa. A prefeitura oferece essa oportunidade para mais de 8 mil pessoas, que efetivamente são de baixa renda, e talvez não teriam outra oportunidade de estudar idiomas”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto.

Este ano, a Escola Municipal de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi) contabilizou um recorde nas inscrições. Foram 18.059 pessoas inscritas para concorrer às vagas disponíveis nesta edição. A alta procura é resultado de uma alteração na lei que colocava como requisito mínimo a renda de um salario mínimo, passando para dois salários mínimos e meio, como explica o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera.

“Nós alteramos alguns critérios de inclusão para o Bolsa Idiomas 2019, tornando-o mais acessível a uma camada da população. Agora queremos, cada vez mais, consolidar e melhorar os outros programas, como Bolsa Universidade e Bolsa Pós-Graduação, para que mais estudantes participem”, informou Lucas.

Seleção

Os critérios de seleção exigem que o inscrito seja residente em Manaus, com idade a partir de 16 anos, com renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.

Nesta edição, o programa firmou parceria com 11 instituições: Argus, Aslan, Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fucapi, Inglês e Companhia, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Multicursos, My Way Idiomas, Quality e Yes Idiomas.

 

Documentação

A lista de classificados estará disponível no portalespi.manaus.am.gov.br, onde também se encontra o edital do programa, que contém a lista de documentos pessoais e comprobatórios de escolaridade e renda a serem entregues pelos classificados.

Os classificados da primeira chamada deverão comparecer à sede da Espi no período de 21 a 23 de janeiro, de 8h às 17h, munidos da documentação especificada no edital para a implementação da bolsa.

A diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, enfatizou que após encerrado o prazo para entrega da documentação, haverá uma 2a chamada para complemento das vagas remanescentes, no dia 31 de janeiro. “Tivemos um recorde de inscrição e nesse primeiro momento estamos convocando os 8.581 classificados, porém teremos uma segunda chamada para o preenchimento total das vagas”, explicou.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *