25/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nova tecnologia aumenta a produção e qualidade de peixes em Balbina

Publicado em 12 de janeiro, 2019

Foto: Divulgação

Com o objetivo de levantar e planejar ações voltadas à piscicultura no estado do Amazonas, o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior, e o secretário Executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura (Sepa), Leocy Cutrim, vinculada ao Sistema Sepror, visitaram na quinta-feira (10), o distrito de Balbina, localizado no município de Presidente Figueiredo (a 125,6 km de Manaus).

Na ocasião, eles estiveram na Estação de Piscicultura de Balbina e conheceram a nova tecnologia aplicada, para aumentar a produção e a qualidade das pós-larvas, o Bioflocos, que estimula as bactérias que fazem bem aos alevinos e eliminam as que fazem mal. O gerente da estação de Balbina, José Baracho, afirmou, que a tecnologia Bioflocos tem o objetivo de estimular a qualidade das bactérias que mantêm a qualidade da água, resolvendo os problemas da sobrevivência das pós-larvas de matrinxã e tambaqui e aumentando a taxa de sobrevivência das pós-larvas que serão transformadas em alevinos, e em um curto espaço de tempo.

“Com a antiga técnica demorava de 25 a 30 dias para as pós-larvas se transformarem em alevinos. Hoje, o tempo reduziu para no máximo 10 dias. Nós apresentamos para os secretários os resultados alcançados pela Estação de Piscicultura de Balbina e que se mostraram promissores para o Estado, com a produção superando 2 milhões de alevinos, com mais de 150 profissionais entre jovens, produtores e piscicultores capacitados”, destacou José Baracho.

Produção

De acordo com dados da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa), mais de 14 milhões de pós-larvas de tambaqui, 334 mil pós-larvas de matrinxã e 330 mil pós-larvas de Pirapitinga foram produzidas no Distrito de Balbina, totalizando cerca de 15 milhões de pós-larvas em 2018. Com a nova tecnologia implantada, a intenção é aumentar a produção e a qualidade do peixe.

O titular da Sepror, Petrúcio Magalhães Júnior, acredita na importância de mostrar os resultados da estação de aquicultura do Amazonas para o Brasil para buscar mais parcerias. “Os resultados alcançados foram promissores para o Estado, mas vamos buscar parcerias para fortalecer ainda mais a piscicultura e aumentar o investimento de criação destes peixes, eliminando principalmente os gargalos que permanecem na produção de pós-larvas e alevinos”, afirmou o secretário.

Dia da Piscicultura

Segundo o secretário da Sepa, Leocy Cutrim, vai ser realizado, ainda neste primeiro semestre de 2019, o Dia de Campo da Piscicultura no Distrito de Balbina, para preparar tecnicamente os piscicultores da região. “Contamos com o apoio dos funcionários da vila de Balbina e dos moradores das comunidades e associações vizinhas para a realização de cursos, oficinas e palestras, além de outros atrativos que estão em fase de planejamento”, concluiu.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.