Vídeos mostram Sabino 1 ano e 4 meses depois de AVC, sem muitos movimentos e sem falar

Em um dos vídeos, Sabino recebe estímulos na face, enquanto técnica conversa com ele. Fotos: Reprodução

Um ano e 4 meses após sofrer um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ex-deputado federal Sabino Castelo Branco teve vídeos divulgados nas redes sociais onde aparece acordado, reagindo a estímulos com sinais, movimentando a cabeça lentamente, mas sem falar ou fazer grandes movimentos.

Os dois vídeos mostram o político realizando movimentos lentamente, movimentando a cabeça para responder a sim e não.

Sentado

Num dos vídeos, ele é orientado a ficar um tempo ereto, sentado na cama do hospital, para que tenha melhores respostas. Quem fala com Sabino pede para ele responder com sim e não, mexendo a cabeça.

No outro vídeo, uma técnica aparece fazendo massagem terapêutica na face do paciente, pedindo para ele fazer “bico” com a boca, o que repete como estímulo a movimentos da face. A mulher ajuda ele a posicionar a cabeça no travesseiro. Em nenhum dos vídeos Sabino apresenta outros movimentos motores de braços e pernas.

Único boletim

O único boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês é do dia 16 de agosto de 2017, quando ele foi transferido para São Paulo do Hospital Samel, em Manaus. Em São Paulo, conforme o boletim, ele foi diagnosticado com hemorragia frontoparietal direita, sendo então submetido a duas intervenções cirúrgicas.

Ele ficou inicialmente internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiológica, com quadro clínico e neurológico estável, e restrição a visitas por determinação da equipe médica. Na época, a equipe médica que o acompanhou era formada pelos doutores Roberto Kalil Filho, Felix Hendrik Pahl e Eduardo Mutarelli.

Sequelas

O AVC pode deixar sequelas leves ou graves, que podem ser temporárias ou irreversíveis, dependendo da gravidade do problema. Entre as mais comuns, estão as paralisias nos membros e problemas de visão, de memória e de fala. Nos vídeos, Sabino aparenta ter sequelas.

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/12/13060755/sab1.mp4[/KGVID]

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/12/13062536/WhatsApp-Video-2018-12-13-at-11.57.20.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *