
Mano Kaio, Sandrinho, Alexandre e Playboy tem ligação com homicídios. Deste grupo, apenas “Cagão” (camisa preta) foi preso novamente. Fotos: Arquivo
Seis meses depois da fuga de 35 detentos do Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), quatro dos presos mais perigosos do grupo continuam soltos, todos ligados a facções criminosas, homicídios e tráfico de drogas.
Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), 23 foram recapturados, um foi assassinado nas ruas e 11 seguem foragidos.
Em julho, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) identificaram seis criminosos ligados ao Comando Vermelho como um dos grupos responsáveis pela autoria de uma sequência de assassinatos nos últimos meses. Todos estavam com cabeça a prêmio.
Dois seis, apenas dois foram recapturados: Sandrinho, Alexandre Alves da Silva, 23, vulgo “Cagão” e Bruno de Souza Carvalho, 31, o “Bruno Fiel”.
Seguem livres Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, 25, o Mano Kaio; Alexsandro Oliveira dos Santos, 29, Sandrinho; Johnson Alves Barbosa, 30, “Playboy”; e Adalberto Salomão Guedes da Silva, 28, “Salomão”.
A fuga do CDPM 2 ocorreu entre a madrugada e a manhã do dia 12 de maio. Nos meses de junho e julho, uma série de execuções mostrou mais capítulos sangrentos da guerra entre as facções Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN). Do lado do CV, Mano Kaio ditava as ordens.
Bruno Fiel foi detido em setembro, preso durante uma batida de policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Ele tem 15 processos na Justiça, cumpria pena por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio. Ele é considerado pela polícia como o chefe do CV no Bairro da União.
Ele foi detido com mais três homens, com quatro armas de fogo e um carro roubado. Há suspeita de que o veículo foi utilizado numa chacina na Compensa.

Alexandre usava identidade falsificada para curtir a vida livre em Teresina
Foragido de alta periculosidade e investigado por mais de 10 homicídios, considerado um braço armado do Comando, “Cagão” foi recapturado em Teresina (PI), em 2 de agosto deste ano.
Ele usava uma identidade falsa e teve ajuda para fugir de balsa para Belém (PA), de onde seguiu para o Nordeste. Sua prisão foi realizada pela SSP-AM e especializadas.
De acordo com o levantamento feito pela Seai, juntos, os seis criminosos respondem por 85 processos em andamento na Justiça do Amazonas por crimes como tráfico de drogas, roubos, organização criminosa e homicídios.
Jhonson Alves, o “Playboy”, tem 22 processos em curso e já foi preso por posso irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e homicídio.
Sandrinho, que responde a 13 processos, já foi preso por roubo, tráfico de drogas, associação criminosa e homicídios. Salomão tem 14 processos em andamento e já foi preso por homicídio, tráfico, roubo, porte de arma de fogo e uso de documento falso.
Um inquérito sobre a fuga do presídio, que ocorreu em maio, está sendo conduzido pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
As investigações sobre os foragidos acontecem diariamente. Denúncias que possam levar a localização e prisão dos criminosos podem ser feitas ao telefone 181 de forma sigilosa.
Veja mais notícias em Cidade