Manaus Ambiental conclui instalação de geradores nos principais reservatórios da cidade

Foto: Divulgação

A Manaus Ambiental concluiu, na última semana, a instalação de grandes geradores de energia elétrica nos principais reservatórios da cidade. Os trabalhos foram satisfatórios e realizados em um tempo menor do que o previsto. Os equipamentos já estão em funcionamento.

Oito unidades receberam o equipamento: São José III, Cidade de Deus, Nova Floresta, Núcleo 23 da Cidade Nova, Mocó, Bola do Coroado, Cidade Nova e Mundo Novo. O investimento beneficia cerca de um milhão de pessoas em todas as zonas da capital amazonense e torna o sistema mais independente, pois reduz as interrupções emergenciais no abastecimento de água por conta de falhas no serviço de energia elétrica.

Para a instalação dos geradores, foram necessárias quatro paradas programadas no fornecimento de água da cidade. No entanto, graças a agilidade das equipes da concessionária, as intervenções duraram menos do que o previsto.

“Em praticamente todas as unidades, tivemos êxito e conseguimos fazer a instalação dos geradores em tempo inferior ao programado, que era de oito horas. Cada uma teve suas peculiaridades, mas deu tudo certo. O prazo estabelecido junto aos órgãos competentes e fiscalizadores e informado a população foi cumprido”, disse o gerente do Centro de Controle Operacional (CCO) da Manaus Ambiental, André Coelho.

As equipes também aproveitaram as paradas programadas para realizar algumas manutenções nos reservatórios, visando uma maior segurança operacional para o sistema.

O abastecimento de água nas regiões abrangidas pelas paradas programadas também voltou ao normal em tempo menor que o previsto. Assim, alguns bairros não tiveram sequer o fornecimento interrompido.

“A agilidade dos nossos serviços e as manobras operacionais que executamos evitaram que alguns reservatórios tivessem o volume todo consumido. Como eles não secaram, conseguimos manter o ssistema fornecendo água nestas regiões. Algumas pessoas até estranharam não terem ficado sem água na torneira no período que informamos”, completou André Coelho.

Os geradores, que têm capacidade de 2000kVA e 2200kVA e funcionamento automático, já estão beneficiando a população. Na semana passada, o equipamento que foi instalado na unidade do Mocó no último dia 7, evitou que uma falha elétrica deixasse parte da cidade sem água.

“Tivemos uma falha elétrica na subestação. Então, o grupo gerador foi acionado para a continuidade do abastecimento. O Mocó é uma das unidades de maior população atendida e distribui água para diversas outras unidades operativas, como Morro da Liberdade, Coroado 3, Petrópolis e Japiim. Essa falha poderia causar problemas para os moradores dessas regiões, mas já tivemos êxito, graças a essa tecnologia dos geradores”, explicou o gerente do CCO.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *