Susam atrasa salários e pede ajuda de médicos para liberar recursos via Assembleia. Saúde pode parar

Susam atrasa salários e pede ajuda de médicos

Susam atrasa salários e pede ajuda de médicos, depois de ter prometido que ‘Amazonino arrumaria a casa’ e salários não mais atrasariam. Atraso já dura desde julho

Os atrasos nos salários dos médicos vinculados a cooperativas continuam. A maior parte está sem receber desde julho. Nem na campanha eleitoral, quando Amazonino pediu votos para reeleição, a promessa de quitação foi cumprida. Nesta segunda (12/11), os secretários de Saúde, Francisco Deodato, e de Fazenda, Alfredo Paes, disseram taxativamente que não haverá novo pagamento até o fim do ano.

A razão para não pagar, segundo os secretários, é que acabou o orçamento do Governo do Estado. A saída é a liberação de dotação orçamentária extra, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ou seja, confirmando o que foi dito na campanha eleitoral, o orçamento do Estado já foi todo gasto.

Os médicos decidiram, segundo comunicado distribuído pelas cooperativas, buscar solução imediata. Nesta terça (13/11), às 10h, eles se reúnem com o presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida. Querem que a casa mantenha a votação marcada para quarta-feira e libere orçamento para o Estado por “excesso de arrecadação”.

Ainda na terça, às 19h, está marcada uma assembleia de todas as cooperativas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM).

A ideia dos líderes é convocar todos os segmentos da saúde para participar da sessão de votação da Aleam. “O momento é extremamente grave e não podemos chegar enfraquecidos na votação”, diz o comunicado.

Veja abaixo o que vazou dos diálogos de médicos nas redes sociais. Perceba que os médicos dizem que “não há dinheiro no tesouro”. Na verdade dinheiro há, o que não tem é como gastar, por falta de orçamento:

“Boa noite caros sócios!

Estivemos hoje reunidos na Susam com o Secretário da Pasta Francisco Deodato, Executivo Orestes e Sefaz Alfredo Paes. Os seguintes tópicos foram expostos:

1) O sistema da SEFAZ continua impossibilitado de executar nossos pagamentos por falta de dinheiro no Tesouro;
2) A única alternativa de pagamento parte de outros fundos do Estado, que precisam ser remanejados com autorização expressa da Assembleia Legislativa;

3) Sem estes recursos suplementares, o Estado foi enfático em afirmar que não teria recursos para quitar NENHUMA Competência mais dentro de 2018.

Diante deste cenário, as Diretoria das Empresas Médicas definiram:

1) Confirmada reunião amanhã 10:00h na ALEAM no Gabinete da Presidência da Casa;

2) Buscar interagir com o maior número possível de Deputados sobre a necessidade de aprovar  com URGÊNCIA o remanejamento de fundos para SAÚDE, diante do risco iminente do serviço tornar-se inviável;

3) Confirmar que a votação sobre o tema será agendada já para quarta feira 14/11/18;

4) Manter a Reunião de amanhã 13/11/18 a noite com os médicos associados de TODAS as Empresas Médicas, no auditório do CRM às 19:00h.

Caros colegas, o cenário é de extrema preocupação. A imprensa local foi acionada para cobrir nossa reunião de amanhã a noite. Necessitamos da participação efetiva do maior número de Sócios das empresas presentes. Este movimento não pode se apresentar enfraquecido! E caso confirmada a votação na quarta feira na ALEAM, convocar todos os trabalhadores da Saúde para estarem na plenária também! Precisamos do suporte de todos vocês nesse momento, que nunca foi tão grave.”

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antônio Afonso disse:

    A receita tributária cresceu mais que 13% em relação a 2017, enquanto a receita corrente total mais que 12%. Por isso, é um absurdo o que estão querendo fazer: forçar a utilização de recursos (FTI e FMPES), que se destinam a financiar projetos que gerem emprego e renda, para tapar rombos gerados pela incompetência (somente?).