Boi Bumbá de Parintins é Patrimônio Cultural do Brasil, após 16 anos de tramitação no Iphan. Veja vídeo, foto e depoimento

Boi Bumbá de Parintins é Patrimônio Cultural do Brasil

Boi Bumbá de Parintins é Patrimônio Cultural do Brasil por reconhecimento do Iphan. Foto: Douglas Dinelly/ Divulgação

O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins é Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi tomada pelo pleno do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O conselheiro-relator do processo, Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrés, concluiu sobre as manifestações: “… não só têm relevância para o Estado do Amazonas e para o País, mas se revestem de um valor universal como lição de liberdade e humanidade”.

A admissão do Boi Bumbá no Livro de Registro das Celebrações do Iphan aconteceu, nesta quinta (08/10), em Belém (PA). Foi durante reunião extraordinária da entidade.

“Estamos todos emocionados e agradecidos. O Festival de Parintins, os bumbás Caprichoso e Garantido e todos que construíram esse patrimônio estão de parabéns. Uma pequena brincadeira de crianças, do início do Século XIX, é agora Patrimônio Cultural do Brasil. É ou não é fantástico?”, vibrou o prefeito Bi Garcia, emocionado. Ele foi convidado pelo Iphan para acompanhar a cerimônia.

“A gente trabalhou muito para chegar a isso. Nossas equipes apoiaram o Iphan, oferecendo suporte logístico e buscando facilitar o trabalho. Valeu a pena”, disse o ex-secretário estadual de Cultura Robério Braga, em cuja gestão o processo começou.

 

Entrevistas e visitas

Durante o processo, o relator do Iphan esteve em Parintins. Entrevistou personagens, como o artista Juarez Lima. Visitou os currais e galpões de Garantido e Caprichoso.

Amanda Camila Pereira Silva, que deu parecer técnico, escreveu na justificativa: “… expressão cultural de longa continuidade histórica e que a comunidade detentora valoriza, empenhando-se na sua perpetuação para as presentes e futuras gerações, reiterando-a e atualizando-a enquanto tradição; por sua relevância nacional na medida em que possui grande capacidade dialógica com as demais regiões do país e abarca a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira e suas expressões regionais; por ser uma referência cultural e representativa da história e identidade regional, portando elementos que lhe conferem tamanha singularidade…”

A decisão foi festejada em Parintins e Manaus. Veja o que disse o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá:

Veja vídeo da apresentação do Garantido, em Belém, durante a cerimônia do Iphan:

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/11/08152743/garantido-iphan.mp4[/KGVID]

O Portal do Marcos Santos teve acesso à primeira e à última páginas do processo do Iphan. Veja abaixo:

Boi Bumbá de Parintins é Patrimônio Cultural do BrasilBoi Bumbá de Parintins é Patrimônio Cultural do Brasil

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *