EXCLUSIVO Coligação tenta mudar eleição de deputado federal no AM com recurso ao TSE

EXCLUSIVO Coligação tenta mudar eleição de deputado federal no AM

EXCLUSIVO Coligação tenta mudar eleição de deputado federal no AM, com recurso ao TSE para refazer coligação proporcional desfeita pelo comando nacional do PT

A mexida nas coligações do PT amazonense, tomada para beneficiar a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), pode mudar a eleição de deputado federal. A coligação Renova Amazonas (PT, PSB, PMN, PMB, Podemos e Pros) espera julgamento do Recurso Especial Eleitoral (Resp) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Só então o recurso irá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar rever a decisão.

Os cálculos dos advogados envolvidos na causa é de que, contados os votos como coligação, uma vaga de deputado federal mudaria de mãos. O deputado eleito e vice-governador Bosco Saraiva (Solidariedade) perderia o lugar para o vereador Marcelo Serafim (PSB).

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retirou o PT da coligação com David Almeida, candidato ao Governo. “Até aí tudo bem porque o pedido da direção do PT era no majoritário. Não há nada, porém, relativo à coligação proporcional, para deputados federal e estadual”, diz um dos advogados.

A recontagem dos votos seria feita na complicada matemática eleitoral. Há também uma pequena possibilidade de mudança em vaga para deputado estadual. O beneficiário, nesse caso, seria Platiny Soares (PSB), atual deputado e primeiro suplente no próximo mandato.

 

Volumoso

O processo, que está a caminho do TSE, tem 305 páginas digitais. Contém as decisões monocrática e colegiada do TRE-AM e os posicionamentos do Ministério Público Eleitoral.

A expectativa dos advogados é que o julgamento no TSE se dê antes da diplomação dos eleitos pelo TRE-AM. A cerimônia está marcada para o dia 17 de dezembro.

CLIQUE NESTE LINK PARA LER AS 305 PÁGINAS DO PROCESSO DA COLIGAÇÃO RENOVA AMAZONAS

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *