Luiz Castro cobra investigação da PF sobre ‘fábrica de fake news’

Luiz Castro criticou as notícias falsas nas eleições. Foto: Divulgação

As notícias falsas, as famosas “fake news”, foram o tema abordado pelo deputado estadual Luiz Castro (Rede), na manhã desta sexta-feira (19), da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Segundo o parlamentar, o assunto já motivou inclusive uma entrevista coletiva do candidato Wilson Lima (PSC), que disputa o governo do Estado.

Para Luiz Castro, a disseminação dessas informações falsas causa indignação, pois ela ocorre de forma gratuita e circula livremente nas redes sociais. “Ontem nós cobramos da Polícia Federal (PF) uma investigação profunda contra essa Fábrica de Fake News. Porque política não é isso, é uma disputa onde tem que se mostrar as ideias, propostas e até falar das qualidades dos candidatos, mas sem enveredar para o lado da mentira, pois não se pode construir um cenário político fabricando situações que não são verdadeiras”, alertou o deputado.

“Com a expansão das redes sociais, o número de “fake news” tem aumentado e a confiança das pessoas no que leem aumenta na mesma medida, fazendo com que transmitam a notícia falsa que leram para amigos, e, esses amigos, para outros amigos, disseminando as mentiras. Além das redes sociais, alguns portais também são veículos de propagação dessas notícias, tendo como consequência mais perigosa quando ela é direcionada a um indivíduo, difamando ou criando boatos sobre o mesmo”, revelou Castro.

De acordo com Luiz Castro, uma educação virtual se faz de extrema importância para o cidadão e consiste em passos simples que podem evitar problemas sérios com as fake news.

“Se faz necessários que o indivíduo verifique o título da matéria, o site, o autor, a data de publicação e pesquisar em outros meios para verificar a veracidade do que está lendo, além de sair da bolha das redes sociais e buscar se informar em meios confiáveis, como, jornais renomados, portais de notícias seguros, e, além disso, desenvolver um senso crítico, permitindo que o usuário da internet possa identificar rapidamente quando está sendo enganado pela notícia”, explicou.

O pronunciamento do deputado recebeu apartes positivos dos deputados Alessandra Campelo (MDB), Sidney Leite (PSD) e Carlos Alberto (PRB).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *