Bombeirinho Operacional realiza ação e doações no abrigo Moacyr Alves

Bombeiros mirins participaram de ação social no abrigo Moacyr Alves. Fotos: Divulgação CBMAM

Ainda em clima do Dia das Crianças, os 44 bombeiros mirins do Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), visitaram na manhã desta sexta-feira (19) o abrigo Moacyr Alves, localizado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. Na ação, os bombeirinhos entregaram mais de 200 brinquedos para as crianças e demais atendido pelo abrigo.

Para o comandante geral do CBMAM, coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, o evento traz aos participante dos projeto, valores dos bombeiros militares.

“Nosso projeto social tem como objetivo mostrar para os nossos ‘bombeirinhos’ a importância do amor ao próximo, o respeito e principalmente o sentimento de ser solidário. Ser bombeiro é se doar pelo bem da sociedade”, explicou o comandante.

Doação

O coordenador do projeto social no BBE, subtenente QPBM Waldenilson Sales, revelou que a iniciativa da doação partiu dos próprios bombeiros mirins.

“Esta é uma ação solidária do projeto Bombeiro Mirim, onde as nossos jovens com muita alegria doaram seus brinquedos para as crianças do abrigo. Esse tipo de atividade traz para eles a reflexão sobre a valorização da vida, respeito e serem pessoas sensíveis à inclusão social”, afirmou o subtenente Sales.

Iniciativa

O pai de um dos bombeiros mirins, Emílio Dantas Pereira, 52, que acompanhou todo o evento, parabenizou a iniciativa do CBMAM.

“É muito importante essa ação social e os bombeirinhos tem recebido todas essas noções de ajudar o próximo, de ter contato com essas crianças que possuem deficiência e que são por vezes abandonados pela família. Para a formação dos nossos bombeiros mirins que sonham um dia serem oficiais e praças da corporação, é de grande importância e tenho a certeza que eles sairão daqui com outra mentalidade, a de ajudar o próximo”, disse Emílio.

Além da distribuição dos brinquedos, os bombeirinhos conheceram as instalações o abrigo e as atividades das crianças e jovens com deficiência. Para o tenente-aluno, Arthur Dantas, de9 anos de idade, o evento foi muito positivo. “Aprendi que somos diferentes, mas temos o mesmo valor. Não importa se essas crianças possuem alguma deficiência, elas são importantes e não podemos discriminar ninguém por isso”, disse Arthur.

Abrigo

A coordenadora de eventos do abrigo, Corina Amaral, relembrou outras visitas realizadas pelo BBE e incentivou o trabalho com os bombeiros mirins.

“Não é a primeira vez que recebemos a visita dos bombeiros militares, é gratificante poder ver nossas crianças interagindo com os bombeirinhos e que eles sintam-se convidados a virem mais vezes”, disse a coordenadora.

O projeto

Inicialmente implantado no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o programa tem como principal objetivo, contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de cidadania e civismo, como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, oriental sexual e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.

O CBMAM já expandiu o programa em todos os municípios sede de quartéis e por meio deste projeto social, em torno de 500 crianças são alcançadas anualmente em todo o Estado do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *