Miss Brasil Mayra Dias incentiva projeto de coleta e reciclagem em Manaus

A Miss Brasil Be Emotion 2018, Mayra Dias, amazonense e embaixadora da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), visitou nesta semana o Projeto Reusa,  para incentivar o trabalho de coleta e reciclagem que é desenvolvido em uma área periférica de Manaus, o bairro Redenção, zona Centro-Oeste. O Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia trabalha a coleta seletiva, reciclagem de lixo, produção de sabão sustentável e artesanato.

No local, a Miss Mayra Dias conheceu as ações desenvolvidas e conversou com moradores e comunitários participantes. “O Reusa é uma iniciativa muito importante. O que essas mulheres fazem aqui é incrível. Fazem coleta e reutilizam os materiais que poderiam poluir rios e igarapés. Requer criatividade e certo cuidado, porque trabalham com produtos reutilizados. Estou muito feliz por estar aqui. Devia haver em vários pontos da nossa cidade. É um trabalho extremamente necessário”, disse.

Para ela, é importante divulgar esse trabalho de preservação do meio ambiente. “Imagina só. Levar a importância de tudo isso, de todo esse projeto, para as pessoas ao redor do mundo, fazê-las pensarem, refletirem e mudarem as atitudes. Precisamos de um futuro melhor para as próximas gerações. Não só para a gente, mas para os nossos filhos, os nossos netos. Se eu como Miss conseguir levar esse conhecimento e influenciar as pessoas ficarei muito feliz”, completou Mayra.

 

O Projeto Reusa

Atualmente, o Projeto Reusa funciona na Redenção, uma comunidade urbana de alta vulnerabilidade social e ambiental de Manaus, localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Linear do Gigante. Todas as ações desenvolvidas, como reciclagem e artesanato, têm objetivo de, além de cuidar do espaço urbano e do meio ambiente, também gerar renda aos moradores e comunitários através de atividades de baixo custo.

“Nosso projeto trabalha mais na base da reciclagem. Reciclamos tudo, tecido, PETs, papelão e agora o nosso carro-chefe está sendo o óleo com a fabricação do sabão, que está dando um caminho para entrar verba e nós continuarmos tudo aqui. E a FAS trazer a Miss, a Mayra, aqui com a gente é maravilhoso, é um suporte a mais e ela vai poder levar para o mundo projetos sociais como o nosso”, ressaltou Maria Cristina Pereira, uma das coordenadoras do Reusa.

Dentro do Reusa, todas as ações são colaborativas e vão desde restauração ecológica até educação ambiental, saúde pública, geração de renda, urbanismo sustentável e fortalecimento do associativismo. Fruto de uma parceria entre FAS, Grupo Transformação, Casacinco, Impact Hub Manaus, Global Shapers, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Amazoncad, o Projeto Reusa estimula o compartilhamento de dinheiro, habilidades e tempo e conecta as pessoas em favor do meio ambiente.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *