Balanço final do dia sangrento apresenta 4 assaltantes mortos, um ferido e reféns ilesos

Na tarde deste sábado (13), a população da zona Leste de Manaus ficou em pânico por conta de um assalto com reféns em uma casa lotérica na avenida Grande Circular, bairro São José. Após mais de duas horas de cerco policial, o desfecho final resultou em quatro assaltantes mortos e um ferido.

Em coletiva de imprensa, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, a cúpula da Segurança Pública apresentou o balanço do que aconteceu.

Dos quatro assaltantes, apenas três dos envolvidos foram identificados, Gustavo dos Santos Maciel Mesquita, 22, Jeff Mariano Santana, 24, e Vitor Souza de Castro, de 21 anos. A polícia informou que dois deles possuíam mandado de prisão em aberto.

Já o ferido foi identificado como Valdemir Lima de Pala Rodrigues, 28. Ele estava do lado de fora do estabelecimento quando a polícia chegou. Após troca de tiro, acabou sendo baleado e se entregou aos policiais.

Ao todo, foram recuperadas duas armas calibre 12, um revólver calibre 38, duas pistolas 380 e três coletes à prova de balas, mais de 30 munições deflagradas e uma certa quantia em dinheiro.

Nenhum refém ficou ferido. Após a libertação, eles foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) que estava no local.

 

Ocorrência

Por volta das 13h, cinco homens anunciaram um assalto em uma casa lotérica, com mais de 20 pessoas dentro do estabelecimento.  Policiais do 9° Distrito Integrado de Polícia realizavam patrulha pela área e viram a ação dos criminosos. Ao perceberem a viatura, o grupo abriu fogo contra os policiais, começando o tiroteio.

Um dos assaltantes, Valdemir, acabou se entregando logo após ser baleado pelos policiais durante o tiroteio.

Os outros quatro meliantes ficaram dentro da lotérica e fizeram 24 pessoas reféns. A partir disso, policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), grupo Fera, Força Tática, Comando de Operações Especiais (COE) e o secretário de Segurança Pública, Coronel Amadeu Soares, chegaram ao local a fim de realizar as negociações para a libertação dos reféns.

Aos poucos, os assaltantes liberaram 12 pessoas. Porém, eles exigiram um carro e drogas para fugirem, além de levarem o dinheiro da loteria. Os policiais ainda chegaram a levar a esposa, pai e o advogado de um dos assaltantes para vê-los.

Segundo os policiais, o grupo estava nitidamente drogado no momento do crime. Após eles perceberem que não iam conseguir negociar, eles resolveram sair da lotérica fazendo os reféns de escudo. Cerca de 12 pessoas foram feitas de escudo humano.

Eles saíram da lotérica, no meio dos reféns, e andaram por quase um quilômetro e meio, em direção à rua Amazonas, ainda no bairro São José. Vários tiros foram disparados pelo grupo a fim de intimidar os policiais e a população.

De acordo com as informações, um dos reféns ainda chegou a fugir quando os assaltantes se distraíram. O restante seguiu com o grupo até o fim da rua, onde houve um intenso tiroteio que resultou nos quatro mortos.

 

Ferido

Valdemir, que se entregou logo no início do assalto, foi atingido na área da genitália e foi levado, primeiramente, para o Platão Araújo e depois para o 28 de Agosto. Após retirarem a bala e ele receber alta, foi encaminhado para a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado onde foi autuado, em flagrante, por furto.

Outras informações indicam que Valdemir também participou de um resgate de presos no município de Careiro Castanho, no interior do Amazonas. Ele também já possuía um mandado de prisão em aberto.

 

Estilhaço

Ainda durante a coletiva de imprensa, os policiais afirmaram que, além do suspeito, mais uma pessoa foi atingida por estilhaço de calibre 12. Um motociclista, de identidade não revelada, estava passando pelo local quando foi atingido. Ele não corre risco de morte.

 

Reconhecimento

O secretário de Segurança Pública, Coronel Amadeu Soares, afirmou que irá falar com o governador Amazonino Mendes para que os policiais do 9° Centro Integrado de Polícia (Cicom) sejam promovidos pela bravura apresentada durante a ocorrência.

Os responsáveis pela operação ainda afirmaram que as investigações em torno do caso irão continuar.

 

 

 

 

 

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *