
Resolução visa combater agressões ao meio ambiente em época de eleição. Foto: Arquivo
A partir da resolução n.10/2016 foi instituído pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o Selo Verde Eleitoral, que visa reconhecer os partidos que, ao longo da campanha eleitoral, não cometerem agressão ao meio ambiente.
A ideia surgiu a partir da sugestão do Juiz de Direito, Paulo Feitoza, e de Marcela Anjos que, na época, era mestranda em direito ambiental e membro do Núcleo Socioambiental do TRE-AM.
O estímulo tem se mostrado benéfico, pois a cada eleição é visto o decréscimo no número de casos de agressão ao meio-ambiente, tais como o derrame de “santinhos” ou outro tipo de material, que era feito notadamente na véspera da eleição, em pleitos passados.
Este ano, serão, mais uma vez, reconhecidos com o Selo Verde Eleitoral, os partidos que respeitarem as regras de preservação, mantendo as vias públicas limpas.