Queimadas urbanas representam 77% dos casos de incĂȘndio na capital de janeiro a setembro

Segundo bombeiros, nĂŁo houve registro de incĂȘndio florestal na capital. Queimadas em vegetação dominam ocorrĂȘncias. Fotos: Divulgação CBMAM

As queimadas urbanas registradas na capital de Manaus de janeiro atĂ© a primeira quinzena de 2018 somam 110 ocorrĂȘncias segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Para combater o desmatamento e queimadas, a corporação notificou pelo menos 100 propriedades rurais no Sul do Amazonas. As maiores ocorrĂȘncias sĂŁo de incĂȘndio em lixo e em vegetação urbana. NĂŁo hĂĄ registro de incĂȘndio florestal em Manaus.

Queimas

As queimas em vegetação correspondem a 77,2% do total de casos. Agosto foi o caso com maior registro, somando 42 ocorrĂȘncias, sendo 6 em lixo e 36 em vegetação.

A ação integrada tem duração de quatro meses e contou com participação de seis bombeiros, seis agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e 13 policiais militares do Batalhão Ambiental.

Sul do Amazonas

De acordo com o comandante geral do CBMAM, coronel Mauro Marcelo Lima Freire, a ação dos bombeiros no Sul do Amazonas é fundamental para a prevenção de queimadas e na contenção dos grileiros e disputa de terras.

“A ideia de destacar um pelotĂŁo para o municĂ­pio de HumaitĂĄ (distante 590 quilĂŽmetros de Manaus) foi para realizar um trabalho de prevenção e combate Ă s queimadas florestais, que sĂŁo recorrentes naquela regiĂŁo. O trabalho dos bombeiros militares Ă©, primeiramente, de orientação. Tanto que jĂĄ formamos cerca de mil brigadistas florestais em todo o Estado”, afirmou o coronel.

Somente no municĂ­pio de HumaitĂĄ, no perĂ­odo de junho a setembro deste ano, foram registradas 150 ocorrĂȘncias de incĂȘndios florestais.

Planejamento

A ação estå focada, principalmente, na Educação Ambiental e que foram feitas pesquisas para montagem das diligencias.

“Para planejamento da operação, foi tomado como base observaçÔes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que aponta os municĂ­pios de LĂĄbrea, Boca do Acre, ManicorĂ©, ApuĂ­, Novo AripuanĂŁ, Canutama e HumaitĂĄ com principais focos de calor, propensos ao surgimento de queimadas florestais”, disse o major.

Ainda de acordo com o major José Wilson, essa operação integrada é um braço da Operação Céu Limpo que ocorre todos anos, intensificando o combate às queimadas florestais em todo o Estado.

Veja também
ComentĂĄrios

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *