Seap encontra buraco que seria usado para fuga dentro de cela do Compaj

Buraco foi encontrado cavado pela cama de concentro, na cela 5, onde ficam 17 presos. Foto: Divulgação

Um buraco de 1,50 metros de profundidade e 60 centímetros de diâmetro foi encontrado nesta quinta-feira (13) durante procedimento de revista no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que registrou, por volta das 8h, a descoberta de um buraco que seria supostamente usado para a fuga de presos.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A revista foi realizada com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

A fenda foi descoberta na cela 5, da ala 1 do Pavilhão 1. A direção da unidade prisional explicou que a escavação foi detectada mediante ação do serviço de inteligência da Seap, que desde o último mês vinha monitorando a situação.

Encoberto

O buraco foi identificado no interior da estrutura da cama de concreto e estava encoberto por um colchonete. No interior da escavação estavam vários sacos contendo os barros retirados do buraco. No local havia uma pá artesanal confeccionada com calhas de afiação e ferro, retirados das traves.

Apreensões

De acordo com a direção da unidade prisional, ainda durante a revista foram apreendidos 07 aparelhos celulares e 23 estoques (ferros pontiagudos).

Todos os objetos apreendidos nas celas da unidade foram apresentados no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para as medidas cabíveis.

Disciplinar

Na cela 5, ao todo 17 presos cumprem pena no regime fechado. Um procedimento administrativo disciplinar será instaurado para responsabilizar os envolvidos na escavação por onde poderia ocorrer uma fuga em massa.

Participaram da operação a equipe da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe), 130 policiais militares, acompanhados de 27 agentes da Umanizzare, empresa responsável pela co-gestão da unidade prisional.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *