Amazonas registra terceira morte por sarampo: um bebĂȘ com 6 meses

BebĂȘ de 6 meses foi internado dia 29 de junho e teve complicaçÔes da doença, falecendo no dia 5 de agosto. Foto: Divulgação

A Fundação de VigilĂąncia em SaĂșde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, nesta sexta-feira (17), o terceiro Ăłbito por sarampo no Amazonas. A vĂ­tima Ă© um bebĂȘ de 6 meses, residente em Manaus. O Ășltimo caso de morte registrado no Estado foi confirmado na Ășltima terça-feira, no municĂ­pio de Autazes.

O bebĂȘ vitimado por sarampo foi internado no dia 29 de junho, no Hospital PlantĂŁo AraĂșjo, zona Leste da cidade. ApĂłs complicaçÔes da doença, evoluiu para Ăłbito no Ășltimo dia 5 de agosto.

TrĂȘs casos

Com ele, sĂŁo trĂȘs casos de Ăłbito por sarampo no Estado, sendo dois de Manaus e um de Autazes, todos em crianças menores de um ano, que estĂŁo na faixa-etĂĄria alvo da vacinação – a partir de seis meses a menores de cinco anos.

Atenção à vacinação e Dia D

O ĂłrgĂŁo chama a atenção dos pais e responsĂĄveis para que levem as crianças para vacinação. Neste sĂĄbado (18) ocorre o Dia D de imunização contra o sarampo e a poliomielite, em todo o paĂ­s. No Amazonas, os postos de saĂșde estarĂŁo abertos e a vacinação Ă© conduzida pelas Prefeituras.

A Secretaria de Estado de SaĂșde (Susam), responsĂĄvel pela logĂ­stica de distribuição das vacinas aos municĂ­pios, informa que todos jĂĄ estĂŁo abastecidos. A Susam enviou para os 61 municĂ­pios do interior e abasteceu a capital do Amazonas, com 560.978 doses de vacinas contra poliomielite e sarampo.

Em Manaus, alĂ©m dos postos de saĂșde do municĂ­pio, a Susam colocarĂĄ em funcionamento, amanhĂŁ, para a vacinação, os 12 Centros de Atenção Integral Ă  Criança (CAICs), da rede estadual de saĂșde.

Baixa cobertura vacinal

O secretĂĄrio estadual de SaĂșde, Francisco Deodato, faz um alerta para a baixa cobertura vacinal nos municĂ­pios e pede empenho total das Prefeituras, numa conjunção de esforços para o alcance das metas. AtĂ© o momento, foram vacinadas contra sarampo 141.149 crianças (46,2% do pĂșblico-alvo), a maioria em Manaus, que antecipou a campanha desde abril.

Contra a pĂłlio, sĂŁo 25.293 crianças vacinadas (8,3% do pĂșblico-alvo). O balanço Ă© parcial, porque, segundo a FVS, muitos municĂ­pios do interior demoram a atualizar os dados, por limitaçÔes no serviço de internet.

NĂșmeros

Segundo o Ășltimo Boletim da FVS, hĂĄ registro de sarampo em 38 municĂ­pios. SĂŁo 6.881 casos notificados e 910 confirmados. Manaus lidera com 5.693 casos notificados e 723 confirmados.

Manacapuru vem em segundo, com 800 notificaçÔes e 187 casos confirmados. Entre os municípios também com notificação de sarampo estão Itacoatiara com 77 casos, Iranduba com 42, Rio Preto da Eva com 39, Parintins com 36, Manaquiri com 27, Coari com 27 e Presidente Figueiredo com 23.

Interior

“Nesse momento, o grande foco da vacina contra o sarampo Ă© para o interior, que precisa imunizar todas as suas crianças na faixa-etĂĄria campanha. A Ășnica barreira contra a expansĂŁo da doença Ă© a vacina. EntĂŁo, nĂŁo podemos perder a oportunidade do Dia de Mobilização Nacional, para alcançarmos a meta, que Ă© vacinar todas as crianças na faixa que vai de seis meses atĂ© menores de cinco anos”, disse Deodato.

Abertura em Manacapuru

O diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque estarå neste såbado pela manhã em Manacapuru, para abertura simbólica do Dia D de Vacinação, que acontece às 8h, na UBS Sebastiana de Melo.

Bernardino ressalta que, se as pessoas estiverem vacinadas nĂŁo haverĂĄ introdução da doença e, mesmo se houver, o nĂșmero de casos serĂĄ pequeno. Ele disse que todos os esforços estĂŁo sendo feitos para garantir o que os especialistas chamam de imunidade de rebanho, ou seja, que a maioria das pessoas esteja vacinada. “Temos vacina suficiente, haverĂĄ mobilização nas sedes e na zona rural dos municĂ­pios”.

Efeito

Segundo ele, as crianças menores de cinco anos sĂŁo as mais vulnerĂĄveis ao sarampo. Neste sentido, Bernardino faz um alerta aos pais sobre a responsabilidade da famĂ­lia de garantir a vacinação das crianças neste sĂĄbado e nĂŁo deixar para a Ășltima hora.

“O efeito da vacina nĂŁo Ă© imediato, entĂŁo, quanto mais rĂĄpido a pessoa for imunizada, maiores as chances de nĂŁo contrair sarampo, por exemplo. Por isso, faço um chamamento aos pais e responsĂĄveis, que levem as crianças aos postos de vacinação”, reiterou.

A vacinação das crianças, nos casos recomendados pelas autoridades sanitĂĄrias, Ă© obrigatĂłria. Os pais ou responsĂĄveis podem pagar multa e atĂ© perderem a guarda dos filhos, alĂ©m de serem responsabilizados por negligĂȘncia, caso a criança venha a ser vitimada pela doença para a qual nĂŁo tiver sido imunizada.

Obrigatoriedade

A obrigatoriedade da vacinação de rotina estĂĄ prevista nos artigos 14 (parĂĄgrafo 1Âș) e 249, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A coordenadora estadual de imunização da FVS, Izabel Nascimento, ressalta que a principal finalidade da campanha Ă© diminuir a possibilidade da reintrodução do vĂ­rus da pĂłlio e, no caso do sarampo, reduzir as ocorrĂȘncias dos casos da doença na capital e sua expansĂŁo para o interior do Estado.

PĂșblico-alvo

Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a poliomielite. Para o sarampo, a idade, exclusivamente no Amazonas, é para crianças a partir dos seis meses até menos cinco anos.

Os pais devem levar os filhos para vacinar nas Unidades BĂĄsicas de SaĂșde (UBS) dos municĂ­pios. Na capital, a prefeitura de Manaus terĂĄ, alĂ©m das UBSs postos em vĂĄrios pontos e em todos os bairros.

A vacinação também estå ocorrendo nos CAICs, que são da rede estadual. Presentes em todas as zonas geogråficas de Manaus, estas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17.

Dia D

O Dia D de mobilização nacional serå neste såbado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos em todo o país estarão abertos para vacinação. No total, 11,2 milhÔes de crianças devem ser vacinadas durante toda a campanha.

O que Ă© sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicaçÔes infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

O que Ă© poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreçÔes eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores sĂŁo os mais atingidos.

Veja também
ComentĂĄrios

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *