
Davyd foi preso na Operação “Exôdos” e contou à polícia onde estavam integrantes de facção armados. Foto: Lana Honorato/ PC-AM
Davyd Washynton Cortezão de Area Leão, 19, foi preso em flagrante durante a Operação “Exôdos”, que tem como foco atuar na segurança na área do Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.
A delegada Deborah Souza, titular do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), falou sobre a prisão de Davyd, que estava com 19 porções pequenas de pasta base de cocaína, dez pinos de cocaína e R$ 30 em espécie.
Ele foi detido nesta terça-feira (14), na rua Nikita Khrushchov, no conjunto Parque Shangrilá, após denúncia anônima. “Davyd ainda tentou empreender fuga, mas rapidamente conseguimos interceptá-lo”, disse a delegada.
Apesar da quantidade de droga encontrada ser pequena, durante depoimento ele contou que integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) estavam com armas, intimidando moradores. A área é considerada vermelha e no local haveria disputa por pontos de tráfico no Shangrilá, Parque Dez e comunidade da União.
Durante as diligências, os policiais do DIP foram recebidos a tiros, disparados por Gean Santos da Silva, 19, conhecido como “G12”. Durante o confronto, o infrator acabou atingido por um disparo de arma de fogo, efetuado por um dos policiais civis, indo à óbito no local.
Em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), foi verificado que Gean tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.
Deborah Souza ressaltou que informações relacionadas a qualquer tipo de crime ocorrido na área de abrangência do 23º DIP podem ser feitas ao número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Todas as delações serão averiguadas. A identidade do informante será preservada”, garantiu a delegada.
A unidade policial está situada na rua Mozart Guarnieri, s/n°, Conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da cidade.
Davyd foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis no 23° DIP, o jovem será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco.
Veja mais notícias em Cidade