Em Manaus, 7º Fórum de Bicicletas discute mobilidade urbana nas cidades brasileiras

Foto: Divulgação

A bicicleta e o futuro da mobilidade urbana no Brasil estarão em pauta no 7º Fórum de Bicicletas de Manaus, evento gratuito que acontece na cidade entre os dias 15 e 17 de agosto. Uma realização do Movimento Pedala Manaus e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a ação acontecerá sempre partir das 19h na sede da FAS, Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro com inscrições limitadas no site www.fas-amazonas.org

Com o tema “A Bicicleta e os 17 ODS da ONU: uma nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável”, o fórum tem por objetivo discutir o cenário do uso da bicicleta nos municípios e cidades brasileiras. Serão promovidos debates, painéis, apresentação de projetos, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do poder público municipal, iniciativa privada e representantes do terceiro setor que trabalham a mobilidade ativa.

Dentre os palestrantes confirmados estão Geraldo Alves e Tatiana Schor, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Zé Lobo, reconhecido pelo trabalho na organização Transporte Ativo, do Rio de Janeiro e da cicloativista paulista Suzana Nogueira.

“Os objetivos globais, como estabelecido nos ODS, buscam consolidar direitos humanos e a bicicleta já está cumprindo essas metas em todo o mundo, evidenciando mais uma vez que as cidades precisam urgentemente investir nelas”, afirma a coordenadora do Pedala Manaus, Nádia Aguiar.

Temas como geração de renda, comunidades sustentáveis, igualdade de gênero, saúde e bem-estar serão algumas das questões discutidas. O diálogo com o poder público e com os cidadãos também acontecerá como instrumento de sensibilização ao tema.

De acordo com a coordenadora da Agenda Cidades Sustentáveis da Fundação, Paula Gabriel, o fórum é importante pois “traz uma visão de como a promoção de políticas públicas para a bicicleta e o uso deste modo de transporte tem impacto direto e indireto nos ODS, os quais embasam a nova agenda urbana das que entrou em vigor mundialmente a partir da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável”.

O VII Fórum de Bicicletas Manaus tem o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, Grupo Rede Amazônica, Makro Produtora, Tembici, Audax Bikes, Pedal & Cia, Magistral, Accor Hotels – Ibis Budget Manaus, Valdemar Design, União de Ciclistas do Brasil (UCB), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia).

“Tornar o transporte e mobilidade urbana mais sustentáveis é de importância vital para a humanidade e o planeta. Além disso, mobilidade ativa é um direito humano em todas as escalas, o que inclui o direito de pedalar”, aponta Nádia Aguiar.

 

Programação

 

14 de agosto – Terça-feira (Pré-fórum)

Papo Sustentável: Manaus e as ODS. Uma nova agenda urbana.
19h às 20h, na Fundação Amazonas Sustentável – FAS

Convidados: Camila Lima (Global Goals Jam – GGJ), Telamon Firmino (Instituto de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus – IMPLURB), Fernanda Meirelles (IDESAM), Aline Cavalcante (Coalização Clima e Mobilidade – CCM), Mediador Eduardo Taveira (Fundação Amazonas Sustentável – FAS)

 

15 de agosto – Quarta-feira

19h – Abertura do 7º. FBM – Pedala Manaus

19h10 – 17 Objetivos para transformar nosso mundo – Virgílio Viana / FAS

19h30 – A bicicleta e os 17 ODS da ONU: Uma nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável – Suzana Nogueira / SP

19h50 – Exibição do documentário O Elo Perdido – Renata Falzoni

20h30 – Mesa Redonda

16 de agosto – Quinta-feira

19h – Palestra A Bicicleta como fonte geradora de renda e emprego – João Ludgero / ABRACICLO

19h20 – Painel A Bicicleta tornando as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Prof. Dr. Geraldo Alves / UFAM

Prof. Dra. Tatiana Schor / UFAM

Zé Lobo – Transporte Ativo / RJ

Mediador: Eduardo Taveira / FAS

20h15 – Mesa Redonda

17 de agosto – Sexta-feira

19h – Apresentação e Premiação dos Trabalhos Finalistas do Edital “A Gente Pedala e FAS”

19h45 – Apresentação do Manifesto do Fórum sobre o Uso da Bicicleta para Cidades Sustentáveis e da Carta Compromisso “Mobilidade Ativa nas Eleições”

20h15 – Coquetel de Encerramento e Sorteio de Bicicletas

 

Serviço

O quê: VII Fórum de Bicicletas Manaus

Quando: 15 a 17 de agosto de 2018

Onde: Fundação Amazonas Sustentável – FAS (R. Álvaro Braga, 351, Parque 10)

Quanto: Gratuito – Requer inscrições

 

Para mais informações:

http://www.pedalamanaus.org/7fbm

Contato: [email protected]

Telefones: (92) 98261-8504 / (92)99200-9239

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *