Fato ou boato? Crime organizado promete matar policiais em salve e PMs avisam que troco será feroz

Seis pessoas foram presas em tiroteio com PMs.

Seis pessoas foram presas em tiroteio com PMs. Foto: Divulgação

Após intensos e violentos tiroteios com a Polícia Militar registrados no bairro São Jorge, onde seis homens armados foram presos e outros cinco morreram, a facção criminosa Família do Norte (FDN) fez circular nas redes sociais um “salve” com várias ameaças de morte a PMs, com recompensa para membros, falando de seu poder de fogo e questionando as forças de segurança do Estado.

As forças de segurança não respondem a salves e garantem que ameaças não interferem no combate à criminalidade no Estado do Amazonas. Um grupo de PMs contra-atacou com uma outra mensagem, dizendo que responderá à altura qualquer tentativa de intimidação a seus “guerreiros”.

Moradores em pânico

No tiroteio pelas ruas do São Jorge, que deixou moradores em pânico e cancelou até festa religiosa, um bando ligado à FDN foi surpreendido pelos policiais enquanto se preparava para atacar rivais do Comando. Durante a ação, cinco infratores que entraram em confronto com a polícia morreram.

Mesma moeda

No “salve” que ameaça a PM, a FDN lamenta pelos irmãos que estavam na “missão dos safados e perderam suas vidas lutando pela família”, e informa que “que quem fez isso vão pagar. O conselho final da FDN AM pede que todos se empenham em matar cada polícia na rua para pagarem na mesma moeda”.

O texto segue ameaçando que a facção estará empenhada para “matar cada um que pegar na rua fardado ou não, pois a guerra é contra os safados do CV. Agora nossa guerra é contra esses vermes desgraçados que acham que tem mais poder que a FDN AM”.

Ainda na mensagem, a facção afirma que tem mais de 200 mil integrantes e que haverá recompensa para cada PM morto.

Contra-ataque

Um grupo de policiais militares circulou desde ontem à noite uma mensagem de contra-ataque à facção, afirmando que os “guerreiros PMAM lutam dia e noite para dar paz ao cidadão de bem”, mas que para cada “ato insano de tombar um policial”, em qualquer ato de represália, “30 bandidos serão exterminados em uma só noite”.

Em nota relativa a ocorrência no São Jorge e a matérias publicadas em outros sites e jornais, a Polícia Militar do Amazonas reafirmou que no confronto com aqueles que “estão à margem da lei, somos os que estão ao lado da sociedade, no combate ao crime e aos malfeitores dos cidadãos. Estamos 365 dias do ano defendendo aquilo que acreditamos e que está em nosso lema, “Servir e Proteger””.

A Associação dos Oficiais da PM e BM do Amazonas (AOPBMAN) também parabenizou os PMs envolvidos diretamente nessa ocorrência, bem como todos os demais que dia a dia estão nas ruas cumprindo sua missão.

Entenda o caso

Os seis homens, com idades entre 21 e 39 anos, foram presos na noite de quinta-feira (26), no São Jorge, por equipes da Força Tática, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e das 8ª e 21ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).

Os mortos no confronto são Anderson de Lima da Silva, 30, Allison Felipe Gomes Coelho, 27, Ígor Nogueira, 22, Eliakim Batista dos Santos, 30, e mais um rapaz de 17 anos. Durante a ação a polícia apreendeu, cinco pistolas, duas espingardas, quatro carros, um colete balístico e muita munição.

Outra ameaça

Em junho passado, o Comando Vermelho fez circular uma mensagem nos mesmos moldes, ameaçando delegados e policiais militares em razão de ações de combate ao tráfico de drogas na zona Centro-Sul.

Veja as notas na íntegra

Nota de Repúdio

A Associação dos Oficiais da PM e BM do Amazonas (AOPBMAM) vem através REPUDIAR as recentes publicações (em jornais e portais locais) que desmerecem o esforço policial em conter a violência que vem assolando a sociedade manauara nos últimos dias.

“NÃO SOMOS ASSASSINOS” e muito menos nos deixamos ser usados “PARA PROTEGER” facção criminosa alguma!

Todos os dias homens e mulheres honrados saem de suas casas para proteger a SOCIEDADE e tentar mesmo com todas as dificuldades, seja de equipamentos, de leis fracas e de um sistema judicial que privilegia o criminoso, não esmorecem, e dão a resposta necessária em situações como essa ocorrida na Zona Oeste!

Temos a certeza que não serão meios de comunicações irresponsáveis como esses que farão que desistamos de fazer o melhor para nossa população! Essa sim merece nosso respeito e todo nosso suor!

Parabenizamos todos os Policiais Militares envolvidos diretamente nessa ocorrência, bem como todos os demais que dia-a-dia estão nas ruas de nossas cidades cumprindo sua missão!

Manaus, 28/07/2018.

Emerson Barros – Maj
Presidente da AOPBMAM

NOTA DA PMAM

A Polícia Militar do Amazonas vem por meio desta, lamentar a manchete da matéria intitulada “ Criminosos que pretendiam matar rivais são “assassinados” por policiais, da edição de um jornal.

Acreditamos que tenha ocorrido um equívoco na colocação do termo “assassinado” , pelo fato de constantemente testemunharmos erros em redações devido ao fator tempo de conclusão das matérias cada vez mais curto devido à velocidade das informações.

No confronto com aqueles que estão à margem da lei, somos os que estão ao lado da sociedade, no combate ao crime e aos malfeitores dos cidadãos. Estamos 365 dias do ano defendendo aquilo que acreditamos e que está em nosso lema, “ Servir e Proteger”, continuaremos firmes nesse propósito, defendendo aqueles que almejam o bem da sociedade. No combate entre o “bem e o mal”, o bem venceu. Reiteramos que somos o bem, que está ao lado da sociedade Amazonense.

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS – DCS

Sob controle

Na manhã de sexta-feira (27), o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Anézio Paiva, apresentou à imprensa o resultado da ação realizada na noite de ontem, junto com o Delegado Geral da Polícia Civil (PC), Mariolino Brito, e o comandante geral da PM, coronel David Brandão. O secretário afirmou que a segurança pública está sob controle e as forças policiais estão nas ruas para garantir a tranquilidade da população.

“Todo o sistema está em ação, em todas as zonas, diuturnamente. Tivemos êxito nesta ação de ontem e os 11homens, tanto os cinco mortos quanto os seis presos, já tinham passagem pela polícia”, disse.

Suspeitos

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel David Brandão, o grupo estava em três veículos, em atitude suspeita, quando foram abordados. “O grupo estava em deslocamento para atacar outra facção e, na hora da prisão, apresentou reação”, afirmou.

Os presos foram Alberi Ribeiro da Silva Junior, 22, Bruno de Oliveira Dias, 28, Eduardo da Silva Flores, 21, Joel Batista dos Santos, 39, Lucas Vieira Cavalcante de Abreu, 21 e Luendell Reis da Fonseca, 25.

Com o grupo, foram apreendidas duas espingardas calibre 12 e cinco pistolas (.40, .380 e 9mm). No confronto com a polícia, foram mortos Anderson de Lima da Silva, 30, Allison Felipe Gomes Coelho, 27, Caio Fabio Ramos da Silva, 17, Eliakim Batista dos Santos, 30, e Igor Nogueira, 22.

Entre os detidos, Joel Batista dos Santos responde a quatro processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), sendo um por tráfico de drogas. Lucas Veira também foi condenado por tráfico. E Bruno de Oliveira Dias estava no sistema de monitoramento eletrônico, usando uma tornozeleira, e deverá retornar para o Compaj.

Veja também
8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sebastião Medeiros de Oliveira disse:

    Parabéns a todos policiais do estado de amazona.

  2. Nelson Lopes Alvares disse:

    Não quero crer que o rabo balance a cabeça e sim o contrário, rato atrás do gato é assim por diante, é preciso endurecer sim, saudade do esquadrão da morte, lembram?

  3. BRUNO disse:

    Parabéns Polícia Militar do Amazonas. Obrigado pelo brilhante serviço prestado a Sociedade de trabalhadores.

  4. Dalmir Tavares Bastos disse:

    A brisa Polícia Militar está de parabéns vcs são esses guerreiros k protegem a sociedade. Parabéns polícia militar e k Deus abençoe vcs. Guerreiros

  5. Dalmir Tavares Bastos disse:

    Briosa Polícia Militar do Amazonas parabéns parabéns

  6. Adriano Rodrigues disse:

    Nossos policiais são os verdadeiros heróis do Brasil, que todos os dias possamos ter vitória contra o crime que assola o Brasil! Bandido preso só gera gastos, solto só dá prejuízo é morto não incomoda mais ninguém!

  7. Samuel Souza de Carvalho disse:

    Agora falta a polícia ir atrás dos outros do outro comando ou então ficará claro que combate uma e prestigia (incentiva/fortalece/trabalha para) a outra facção.

  8. Renato rantichieri barbosa disse:

    Tem gente batendo escondendo a mão. Aqui na minha terra isso chama se covardia. Quem poupa o lobo, sacrifica as ovelhas. Graças a Deus 2018 chegou. O Mito não falhará, vai voar cáco pra todo lado.