Sexta-feira terá lua de sangue no céu durante eclipse

Eclipse terá duração de mais de 1 hora e poderá ser melhor visto perto do litoral e em áreas mais abertas, longe de prédios e muita iluminação. Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (27), o planeta Terra terá o mais longo eclipse lunar do século. Será 1h42 de fase total – quando o satélite ficará inteiro “escurinho” – acompanhado de um fenômeno chamado “Lua de sangue”.

Esse fenômeno, que dá à lua um tom avermelhado, é provocado pelos mesmos fatores que fazem o céu ser azul. No eclipse, Sol, Terra e Lua ficarão alinhados, e nosso planeta bloqueará a passagem dos raios solares até o satélite.

Cores desviadas

A forma como as cores são “desviadas” ao passar pela atmosfera e a posição dos astros criarão o tom vermelho. Nesta sexta-feira, durante o eclipse, a lua de sangue acontecerá assim: a Terra vai bloquear os raios do Sol e alguns deles passarão pela atmosfera.

Depois, a cor azul se espalhará na camada de ar da Terra, e os raios vermelhos, que se espalham menos, passarão. A lua então refletirá os raios e ficará “de sangue”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *