02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sexta-feira terá lua de sangue no céu durante eclipse

Publicado em 24 de julho, 2018

Eclipse terá duração de mais de 1 hora e poderá ser melhor visto perto do litoral e em áreas mais abertas, longe de prédios e muita iluminação. Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (27), o planeta Terra terá o mais longo eclipse lunar do século. Será 1h42 de fase total – quando o satélite ficará inteiro “escurinho” – acompanhado de um fenômeno chamado “Lua de sangue”.

Esse fenômeno, que dá à lua um tom avermelhado, é provocado pelos mesmos fatores que fazem o céu ser azul. No eclipse, Sol, Terra e Lua ficarão alinhados, e nosso planeta bloqueará a passagem dos raios solares até o satélite.

Cores desviadas

A forma como as cores são “desviadas” ao passar pela atmosfera e a posição dos astros criarão o tom vermelho. Nesta sexta-feira, durante o eclipse, a lua de sangue acontecerá assim: a Terra vai bloquear os raios do Sol e alguns deles passarão pela atmosfera.

Depois, a cor azul se espalhará na camada de ar da Terra, e os raios vermelhos, que se espalham menos, passarão. A lua então refletirá os raios e ficará “de sangue”.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.