Com a alta maior do país, vendas no comércio varejista sobem 6% em maio no AM, afirma IBGE

Foto: Arquivo

O volume de vendas no comércio varejista do estado do Amazonas apresentou no mês de maio um aumento de 6,0% frente a abril, na série com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outros estados brasileiros, o Amazonas apresentou o melhor resultado, liderando o crescimento no mês, seguido por Roraima (3,2%) e Alagoas (1,7%).

A alta em maio foi registrada após o comércio varejista amazonense apresentar queda de 8,4% em abril e crescimento de 3,9% em março.

Na comparação com maio de 2017, o volume de vendas do setor registrou, em maio de 2018, crescimento de 9,3%. Isso após os meses de março e abril de 2018 terem marcado 14,8% e -0,1%, respectivamente.

No acumulado do ano de 2018, o volume de vendas no comércio varejista do estado do Amazonas registrou em maio de 2018, crescimento de 8,7%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No agregado dos últimos 12 meses, foi registrado, em maio de 2018, aumento de 9,4%.

Comércio Varejista Ampliado

No comércio varejista ampliado, que leva em consideração as atividades de venda de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas do setor no Amazonas registrou em maio de 2018, aumento de 1,0% na comparação com o mês anterior.

Se comparado ao desempenho de maio de 2017, esse crescimento foi de 12,1%. A variação acumulada no ano registrou um aumento de 13,9%, se comparada com a acumulada no mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o setor apresentou resultado positivo (15,4%).

*Com informações da assessoria de imprensa.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *