Senai oferece 100 vagas para cursos a distância na área de Construção Civil

As aulas práticas ocorrem na Escola Senai Demóstenes Travessa.

As aulas práticas ocorrem na Escola Senai Demóstenes Travessa. Foto: Divulgação

O ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com as matrículas abertas para os cursos de Montador de Andaimes e Sistema de Construção a Seco. As aulas serão realizadas, de 1º de outubro a 11 de dezembro, por meio do uso da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sendo 80% da carga horária a distância e 20% com aulas presenciais na Escola Senai Demóstenes Travessa.

O aluno terá a flexibilidade de fazer o seu horário no ambiente virtual disponível 24 horas. Com o ensino a distância do Senai, o acompanhamento com tutoria e monitoria pode ser feitos diariamente com auxilio do material didático online e professores. Os dois cursos terão carga horária de 160 horas, cada.

A certificação Senai nos cursos a distância e presencial é a mesma. O aluno atua na área de construção civil, por exemplo, tendo na cota dos 20% das horas presenciais o ensino prático junto a instrutores para ajudá-lo no ensino aprendizagem do curso.

“O nivelamento dos estudos interdisciplinando a teoria com a expertise profissional de aplicação é reforçado pelas horas presenciais onde trabalhamos pequenas interações práticas com os alunos”, disse o instrutor do curso de Construção a Seco do Senai, Emerson Cunha.

As tecnologias empregadas no curso são os sistemas de construção a seco Light Steel Frame, sistema modulado pré-fabricado para construção de edificações; e o Drywall, sistema de paredes divisórias em gesso acartonado.

“A maioria das edificações verticais em Manaus e em todo o Brasil são realizadas com este tipo de trabalho nas áreas internas e externas, o mercado está em crescente expansão e falta mão de obra qualificada para a execução”, ressalta Cunha.

Seis módulos compõem o curso ministrado via EAD de Construção a Seco. O aluno começa com as disciplinas de conceito de segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade e planejamento. Posteriormente são trabalhados os assuntos mais específicos como desenho básico e leitura e interpretação de projetos de construção civil que são temas explorados até chegar à construção da edificação propriamente dita.

Aula prática do curso Sistema de Construção a Seco. Foto: Divulgação

 

Montador de Andaimes

O Senai oferece também o curso de qualificação no EAD para Montador de Andaimes – estrutura explorada no ramo da construção civil. No curso o aluno aprende a planejar, montar, desmontar e executar manutenção de estruturas metálicas tubulares provisórias dentro das 160h do curso.

“O curso de montador de andaime é voltado para todos os profissionais da área da construção civil, até para os profissionais que supervisionam as obras, pois mesmo que não monte o andaime, fazendo o curso, ele irá saber verificar se tiver certo ou errado”, disse a instrutora do curso Montador de Andaimes do Senai, Glenda Freitas.

O modelo trabalhado no curso é o mais habitual em reformas e obras na construção civil e industrial, o andaime tubular, onde os painéis são montados dois a dois, formando torres com dispositivos para fixação. Dentro das aulas presenciais e a distância o aluno conhece todas as peças do andaime, o manual de montagem e aplica nas alunas prática junto com as EPIS (Equipamentos de Proteção Individual).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *