Inscrições gratuitas para Semana de Estudos sobre Orçamento Público começam segunda-feira

As inscrições para a 9ª edição da Semana de Estudos sobre o Orçamento Público são gratuitas e começam na segunda-feira. Foto: Divulgação

No período de 15 a 17 de agosto, a Prefeitura de Manaus realizará a 9ª edição da Semana de Estudos sobre o Orçamento Público, no horário das 13h às 17h, no auditório da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), localizada no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira, 16/7, diretamente no endereço eletrônico http://portalespi.manaus.am.gov.br/capacitacao/. Os participantes receberão certificado com horas complementares.

O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) em conjunto com a Espi, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração (Semad).

A subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho destacou a importância do evento e a relevância social e acadêmica dos assuntos que serão abordados. “As palestras visam a democratização do orçamento público. É de grande importância a participação da sociedade nesse processo de elaboração orçamentária municipal”, disse.

De acordo com Capucho, o evento atende à Lei nº 1.341 de 2009, que instituiu a Semana do Orçamento Público e, desde então, passou a ser uma ferramenta de inclusão e aproximação da sociedade no processo de elaboração do orçamento municipal.

 

Palestras

A Semad, por meio da Espi, já prepara a estrutura que receberá os participantes e os ciclos de palestras dos três dias de evento. Entre os convidados está o auditor federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (Ministério da Fazenda), Vitor Henrique Fabel, que falará sobre ‘Estatísticas Fiscais’. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, também será um dos palestrantes e abordará o tema: ‘O Orçamento como Componente da Política de Gestão Pública’. A partir da próxima semana, a programação completa estará disponível nas páginas da Semef, Semad e Espi.

“É muito importante esse debate com a sociedade para que ela saiba de que forma o dinheiro está sendo aplicado”, afirmou a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino. “É uma boa oportunidade para discutir o gerenciamento dos recursos públicos municipais com especialistas e a população”, complementou.

Para o secretário da Semad, Lucas Cézar Bandiera, a Semana do Orçamento Público chega em sua 9ª edição cumprindo o seu papel. “É importante que todo esse entendimento à população sobre orçamento público seja alinhado ao plano estratégico do município. A Semad, por meio da Espi, tem dado todo o suporte para isso”, observou.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *