Cai número de roubos e furtos em Manaus, segundo SSP. Nove veículos são roubados por dia

Mesmo com operações e maior recuperação, todo dia são roubados 9 veículos em Manaus. Fotos: Divulgação

Nos seis primeiros meses do ano, o número de veículos roubados e furtados em Manaus foi menor que em 2017, de acordo com dados revelados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Neste período, houve queda de 43,6% nos furtos e 36,1% nos roubos em relação ao primeiro semestre do ano passado. Mas ainda assim, a capital registra uma média de 9 roubos de veículos por dia, e de 6 furtos a cada 24 horas.

De acordo com responsável pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), delegado Rafael Allemand, essa redução é reflexo das investigações e apreensões de envolvidos nas vendas dos veículos roubados ou furtados.

Janeiro e junho

Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 1.120 furtos a veículos em Manaus, contra 1.985 ocorrências de igual período do ano passado. O mês de maior queda foi maio, com 174 registros e uma redução de 54,8% em relação a maio do ano anterior.

Já sobre os roubos, os números do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) indicam 1.657 registros até junho 2018, contra 2.595 no primeiro semestre do ano passado. A maior queda também foi registrada no mês de maio, com um recuo de 57% em relação a maio de 2017 – 271 contra 640.

Cabeças

“Estamos concentrados em prender os ‘cabeças’, como despachantes, falsificadores de documentos e aqueles que fazem adulteração das placas e chassis de veículos. Houve muitas prisões desse tipo neste ano”, afirmou o delegado.

Veículos recuperados

Além das investigações da Polícia Civil (PC) e das recuperações feitas diariamente pela Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública tem coordenado operações integradas para a recuperação de veículos, envolvendo também a PM, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretarias Executivas Adjuntas de Operações (Seaop), de Inteligência (Seai) e de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

Neste ano, as forças de segurança pública do Estado do Amazonas recuperaram 1,3 mil veículos, conforme dados consolidados até o mês passado.

No interior

No interior, as operações especiais resultaram na recuperação de 72 veículos com restrição de roubos e furtos. Em uma ação nos municípios de Urucará, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, a Polícia Civil, com apoio da Seaop, recuperou 53 motocicletas e três carros roubados ou furtados na capital amazonense.

As investigações duraram cerca de um mês e um trabalho investigativo com os peritos do Instituto de Criminalística (IC) identificou a procedência criminosa das motocicletas e automóveis com o chassi adulterado.

Também em junho, a PC deflagrou a operação “Desmonte Legal”, que resultou na prisão em flagrante de um homem de 47 anos, dono de uma oficina mecânica na Avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste, por receptação qualificada.

Foram apreendidos veículos com restrições de roubos, furtos ou alienados de agências bancárias, que foram desmanchados para que as peças fossem vendidas.

Dados*

Furto de veículos

Janeiro a junho de 2018: 1.120
Janeiro a junho de 2017: 1.985
Total de furto em 2017: 3.522

Roubo de veículos (janeiro a junho)

Janeiro a junho de 2018: 1.657
Janeiro a junho de 2017: 2.595
Total de roubo em 2017: 4.585

*Fonte: SSP-AM

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *