Prefeito assina convênio com a Polícia Militar para reforçar fiscalização no transporte  

O termo de convênio foi assinado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o comandante-geral da PM, coronel David Brandão, e o superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro. Foto: Mário Oliveira/Semcom.

Prefeitura de Manaus celebrou nesta quinta-feira, 5/7, um convênio com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para a atuação de policiais militares no apoio e fiscalização dos serviços de transporte feito pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). O termo de convênio foi assinado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o comandante-geral da PM, coronel David Brandão, e o superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro, no auditório da Casa Militar, Compensa, zona Oeste. A ação contou com a presença de representantes dos modais de transportes da cidade, além de vereadores representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

Os PMs serão destacados para trabalhar em parceria com fiscais da SMTU. A conjugação de recursos entre as partes terá como finalidade resguardar a integridade física dos fiscais na execução de blitze, principalmente, no combate ao serviço clandestino, e nos terminais de integração T1 (Constantino Nery), T2 (no bairro Cachoeirinha), T3 (na Cidade Nova), T4 (Jorge Teixeira) e T5 (no bairro São José).

“Este convênio reforça a fiscalização contra a clandestinidade. Sem a ajuda da Polícia Militar, a gente continuaria tentando organizar o sistema, mas as ameaças de morte contra os fiscais e quem trabalha na fiscalização, impedia isso. Agora com o apoio da Polícia Militar, nós teremos respaldo. Eu sei que o sistema será muito melhor mesmo, quando a gente der um grande salto tecnológico com o BRT, mas enquanto isso nós não podemos ficar parados. Nós temos que melhorar o sistema que já está aí e fazer ele oferecer bons resultados para a população”, salientou o prefeito Arthur, a respeito da nova parceria. 

O termo assinado entre a Prefeitura de Manaus e o Comando-geral da Polícia Militar terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com interesse dos conveniados. Em contrapartida ao auxílio da Polícia Militar, a prefeitura irá dispor o valor trimestral de R$ 75 mil a serem investidos na compra de equipamentos e materiais utilizados por policiais e fiscais da SMTU durante os trabalhos de fiscalização.

“Este convênio assinado entre o Estado via Polícia Militar e a Prefeitura de Manaus, via SMTU, vai dar maior segurança não somente aos usuários do sistema, mas também aos profissionais que atuam nos diversos modais do sistema de transporte público de Manaus”, destacou o comandante-geral da PM, coronel David Brandão.

Ainda segundo ele, a Polícia Militar está finalizando um planejamento para atuar com equipes distintas juntamente com os fiscais da SMTU, e também irá utilizar o serviço de inteligência da corporação, nos locais onde há os pontos de transporte clandestino.

Segurança

Conforme o superintende da SMTU, Franclides Ribeiro, o convênio vai somar na fiscalização de todos os modais, para dar segurança ao usuário e ao trabalhador do sistema de transporte urbano. “Nós vamos fiscalizar todos os modais, em todas as seis áreas de Manaus, para dar segurança efetiva e trabalhar na prevenção, inibindo e coibindo qualquer não conformidade. Qualquer situação que coloque em risco o usuário do sistema de transporte urbano e quem nele opera”, assegurou.

O superintendente da SMTU também informou que o departamento de transporte da autarquia, já está em trabalho com o Comando do Policiamento Metropolitano, para iniciar os trabalhos o mais breve possível.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *