Yedo Simões assume TJAM anunciando concurso público para estrutura administrativa do Judiciário

 

O desembargador Flávio Pascarelli dá posse ao novo presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões. Foto: Divulgação

Os desembargadores Yedo Simões de Oliveira, Wellington José de Araújo e Lafayette Carneiro Vieira Júnior tomaram posse na tarde desta quarta-feira (04/07), como presidente, vice-presidente e corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), respectivamente, para o biênio 2018/2020.  A cerimônia de posse aconteceu no Teatro Amazonas, zona Centro-Sul de Manaus. Os desembargadores foram escolhidos para ocupar os cargos diretivos da Corte Estadual em sessão do Pleno realizada no dia 27 de março deste ano.

Antes da solenidade de posse, os novos dirigente participaram de uma coletiva com a imprensa. O presidente Yedo Simões anunciou que fará concurso público para servidores. Ele disse que o edital já está sendo elaborado e que vai pedir ao Governo do Estado que altere a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para incluir os recursos necessários para a realização do concurso. “Vamos fazer esse concurso e no próximo ano nomear os servidores”, disse.

Yedo afirmou que pretende dar continuidade à gestão de Flávio Pascarelli, mas implementando novidades. Além do concurso, ele tem como objetivo a obtenção do Selo Diamante da Justiça em Número do Conselho Nacional de Justiça, uma das maiores premiações concedidas aos tribunais de justiça. Também pretende investir na reconstrução e requalificação das unidades judiciárias no interior do Estado, com atenção especial para a questão tecnológica, sobretudo em relação ao Projudi, sistema adotado pelas comarcas do interior.

O desembargador Flávio Pascarelli disse que deixa o cargo da cabeça erguida. “Estou me despedindo feliz porque tenho certeza de que saio de cabeça erguida e com dever cumprido. Durante minha gestão, o Tribunal de Justiça apresentou resultados, e tenho certeza que o desembargador Yedo Simões também fará o mesmo”, disse. “Valorizamos mais nosso servidores. Um ato que beneficiou a população foi a nomeação de 47 juízes, além da posse de sete desembargadores. Com isso temos juízes em todas as comarcas do Estado do Amazonas, coisa que nunca havia acontecido, e por último agradeço a toda minha equipe por nossas conquistas alcançadas”, completou o desembargador.

 

Solenidade

Estiveram presentes na solenidade de posse, diversas autoridades de Manaus, como o governador do Estado, Amazonino Mendes, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Em entrevista coletiva, Amazonino Mendes reconheceu a boa gestão do desembargador Flávio Pascarelli, que exerceu a presidência no biênio 2016/2018, e desejou boa sorte aos novos dirigentes.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também destacou a experiência dos novos dirigentes do TJAM e desejou boa sorte a todos. “Nossa relação com o judiciário é a melhor possível, nós vamos acertando os passos na parte que cabe a cidade que eu dirijo. Conheço Yedo Simões, tenho certeza de que ele também fará um excelente trabalho juntamente com os demais”, disse.

Conheça mais sobre os novos dirigentes do TJAM

Yedo Simões formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1978) e ingressou na magistratura no ano de 1979 e foi juiz de Direito das Comarcas de Barcelos, Itacoatiara, Autazes, Maués. Na Comarca de Manaus, foi titular das 3ª, 7ª, 8ª e 9ª Varas Cíveis; da 6ª Vara Criminal; do 1º Tribunal do Júri; da 1ª Vara da Fazenda Pública do Estado do Amazonas; da Vara de Execuções Criminais e do 2º Juizado Especial Cível. Como juiz eleitoral, conduziu pleitos em Barcelos, Itacoatiara e Autazes e, na capital, foi juiz das 1ª, 2ª, 32ª e 37ª zonas eleitorais. Em 1992, exerceu a função de presidente e coordenador do pleito municipal de Manaus. Foi promovido a desembargador em 2005 pelo critério de merecimento, ocupou o cargo de corregedor-geral de Justiça no biênio 2012/2014 e presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TER-AM) no biênio 2016/2018.

Graduado em Direito pela Ufam no ano de 1978 – na mesma turma em que se formou Yedo Simões –, o desembargador Wellington Araújo também é formado em Letras pela mesma instituição e ingressou na magistratura no ano de 1980, atuando como juiz substituto na Comarca de Manaus e, posteriormente, nas Comarcas de Urucará e Parintins. Foi promovido para a capital onde, no decorrer de 19 anos, foi titular da 3ª e da 6ª Vara Criminal, do 1º Tribunal do Júri, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Estado e, ainda, da 8ª e 18ª Vara Cível. No ano de 2010 foi promovido a desembargador; atuou como diretor dos Fóruns Mário Verçosa e Henoch Reis, em Manaus. Compõe o colegiado de magistrados da 2ª Câmara Cível do TJAM.

Nascido em Manaus, o desembargador Lafayette Vieira Júnior ingressou na magistratura em 1989 e foi designado para servir na Comarca de Itapiranga, tendo atuado também, posteriormente, pelas Comarcas de Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba e Autazes. Promovido a juiz da 2ª Entrância, passou a responder, na capital, inicialmente pela Vara do Juizado Infracional da Infância e da Juventude, depois pela 5ª Vara Cível, 15ª Vara Cível, Vara Especializada de Crimes contra o Idoso, Adolescente e Crianças e 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal. Pelo critério de antiguidade, foi promovido a desembargador em 2013. Foi diretor dos Fóruns Des. Lúcio Fonte de Resende e Azarias Menescal e atualmente integra a 3ª Câmara Cível do TJAM.

 

Reportagem: David Batista

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *