Parceria levará atividades físicas e esportivas para o Parque Ponte dos Bilhares

Uma equipe de engenheiros já percorreu os logradouros para um levantamento completo das necessidades. Foto: Divulgação

Prefeitura de Manaus vai intensificar a prática de atividades físicas e esportivas no Parque Municipal Ponte dos Bilhares, zona Centro-Sul, a partir do mês de agosto. Uma visita técnica, realizada na tarde da última segunda-feira (25), selou a parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora do logradouro público, e de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) para aglutinar profissionais de Educação Física que possam desenvolver atividades diárias para os frequentadores, nos três turnos, e o incentivo a competições esportivas que permitam a ocupação e o aproveitamento de todos os espaços.

Paralelamente, estarão ocorrendo ao longo do semestre as obras de revitalização e reforma das estruturas físicas do parque. A Semmas aderiu a uma ata de concorrência da Prefeitura de Manaus para a realização de obras de reestruturação de todos os parques urbanos e unidades de conservação geridos pelo órgão e que apresentem demandas.

Uma equipe de engenheiros já percorreu os logradouros para um levantamento completo das necessidades. Esta será a segunda intervenção de revitalização de parques realizada pela gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. A primeira foi em 2015, quando o Parque dos Bilhares e o Parque do Mindu passaram por obras de revitalização. Em 2016, foi a vez do Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim.

Com a reforma, o Parque Ponte dos Bilhares passou a contar com iluminação de LED, muro de proteção que fechou acessos clandestinos ao parque, duas ilhas de academia ao ar livre, playground, banheiros e quadras revitalizadas, entre outras benfeitorias. O espaço é um dos parques urbanos mais visitados da cidade e sofre naturalmente o desgaste do uso frequente das suas estruturas pela grande quantidade de público que recebe, sobretudo nos fins de semana.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destaca que recentemente foram tomadas medidas administrativas visando a renovação do corpo técnico responsável pela gestão do parque. “Desde que assumiu a gestão do município, nesses 2 mil dias de administração, o prefeito Arthur Virgílio Neto tem um cuidado especial com os parques urbanos e as unidades de conservação, onde é possível aos visitantes o convívio social e a contemplação da natureza”, explicou Antonio Nelson.

Para a subsecretária Aldenira Queiroz, a prática de exercícios físicos proporciona ainda mais bem-estar para quem frequenta o parque. “Iremos proporcionar um leque de opções com atividades nos horários da manhã e da tarde, e para isso contamos com o apoio da Semjel, que fará contato com as faculdades de Educação Física para estabelecer as parcerias”, afirmou Aldenira.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Carlos, que visitou as instalações do parque, garantiu que todos esforços serão desenvolvidos para atender as demandas de desportos no local. Ele defendeu também o desenvolvimento de atividades que possibilitem um maior envolvimento das comunidades do entorno com o parque, por meio do esporte.

A visita ao espaço contou também com a participação do diretor da Guarda Municipal, Diego Coelho, que anunciou o aumento do efetivo de guardas municipais na unidade com objetivo de reforçar a segurança patrimonial do lugar.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *