Diplomata de carreira, prefeito de Manaus recusa receber vice-presidente dos EUA em protesto por aparato

No Twitter, o prefeito Arthur Neto disse que os americanos não podem ensinar a ser solidário em razão do tratamento que dão aos mexicanos. Foto: Divulgação

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esclareceu o fato de não ter recepcionado o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que visita a capital amazonense nesta quarta-feira, 27/6. Na agenda do vice de Donald Trump constava uma visita a um abrigo de refugiados venezuelanos e um sobrevoo ao Polo Industrial de Manaus.

Arthur, por meio de uma publicação na rede social Twitter, manifestou preocupação com a presença do grande aparato militar que acompanha a comitiva americana e destacou ainda o trabalho humanitário com os imigrantes venezuelanos feito pela cidade, em comparação ao que vem sendo feito pelo governo norte-americano com os imigrantes mexicanos.

“Respeite a soberania do meu país e o brio do povo amazonense. Não aceito a intervenção militar, nem por brincadeira. Por favor, volte para sua casa. O ACNUR reconheceu o trabalho de acolhimento aos venezuelanos feito por Manaus. Não tente me ensinar a ser solidário. Os mexicanos podem falar sobre o tratamento que o seu país dá a eles”, declarou Arthur em sua postagem.

 

Protocolo

Na tarde desta terça-feira, o prefeito já havia declarado que não se encontraria com o vice-presidente devido às exigências impostas pelo protocolo norte-americano. Os representantes da missão do governo dos Estados Unidos exigiram que as autoridades locais esperassem com duas horas de antecedência pela chegada de Pence, que vem acompanhado de sua esposa na visita a Manaus. No entanto, Arthur não poderia estar acompanhado da primeira-dama da capital amazonense, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também é presidente do Fundo Manaus Solidária, uma das instituições da Prefeitura de Manaus responsáveis pelas ações de acolhida aos venezuelanos na cidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *