Operação “Carga Pesada” autua 5 veículos por tráfego fora do horário permitido

Operação foi realizada na zona máxima de restrição para circulação de veículos pesados. Fotos: Altemar Alcântara/ Semcom

Os agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus autuaram cinco veículos pesados nesta terça-feira (26), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul, durante a operação “Carga Pesada”, realizada na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC).

A zona foi criada pela prefeitura para dar mais segurança viária por meio de regras que determinam horários para o tráfego veículos de grande porte em algumas áreas da cidade.

Fluidez

“Realizamos a fiscalização diariamente nas vias incluídas na Zona Máxima. É uma maneira de ordenar o tráfego, dar mais fluidez e, principalmente, garantir trânsito seguro para pedestres e condutores de veículos de menor porte”, explicou Daniel Carvalho, o chefe de divisão Centro Sul do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans).

Ele acrescentou que o trabalho dos agentes se estende para as avenidas Djalma Batista, Constantino Nery, Umberto Calderaro, Maceió e em trechos de dez ruas do Centro da cidade, incluídas no sistema de restrição de veículos pesados.

A funcionária pública Odete Amorim comentou a importância da ação, ao verificar a presença dos agentes na avenida. “Essa fiscalização é importante, porque alguns motoristas desrespeitam o horário e circulam com carretas aqui nesta avenida. O risco de acidente é grande”, alertou.

Multados

A fiscalização do Manaustrans para verificar a circulação de caminhões e carretas é realizada diariamente não só nas vias incluídas na ZMRC. O trabalho também é realizado na avenida Efigênio Sales, onde é permitida a circulação de veículos de grande porte somente na faixa da direita dessa via.

De janeiro de 2017 a abril de 2018, mais de 2,5 mil veículos pesados foram autuados por circular em áreas com restrição fora do horário permitido. Nas vias da zona Centro-Sul, as restrições ocorrem nos horários das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Casos excepcionais

Condutores de caminhões pertencentes à frota de empresas foram informados que, casos excepcionais de transporte de carga, podem ser requisitados ao Manaustrans.

Um representante da empresa deve solicitar a Autorização Especial de Tráfego (AET). A emissão do documento será analisada por técnicos do Instituto.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *