Mais de 50 veículos roubados em Manaus são recuperados em três cidades do interior

Balsa trouxe para Manaus hoje os veículos apreendidos nas três cidades. Fotos: Roberto Carlos/ Secom

Uma balsa trouxe para Manaus 53 motocicletas e três carros roubados ou furtados na capital, apreendidos pela Polícia Civil durante operação nos Municípios de Urucará, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga.

O delegado-geral da instituição, Mariolino Brito, e o delegado Mateus Moreira, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), falaram nesta sexta-feira (22), na balsa da Delegacia Fluvial (Deflu), posicionada no Porto Privatizado de Manaus, sobre a recuperação dos veículos.

Ações

O coronel Klinger Paiva, secretário da Secretaria Executiva Adjunta de Operações Integradas (Seaop), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também esteve presente.

Mateus Moreira informou que as ações, nos municípios de Urucará, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, foram realizadas nos dias 11, 12 e 13 de junho deste ano.

Integração

Conforme Mariolino Brito, a ação envolveu policiais civis lotados no DPI, Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Urucará, DIP de São Sebastião do Uatumã e a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv).

Os trabalhos contaram, ainda, com o reforço de servidores lotados na Seaop. Os veículos eram adulterados e circulavam com documentos falsos nos três municípios onde a operação policial foi deflagrada.

“Esses veículos estavam com placas clonadas e chassis adulterados. Estamos mostrando resultado positivo dessa ação. Agora o próximo passo é devolver aos legítimos donos as motocicletas e carros que foram roubados e furtados. Manaus é uma cidade costeira, normalmente esses veículos saem daqui pelas estradas e posteriormente trocados ou vendidos por valores bem abaixo do mercado”, explicou o delegado-geral.

Delegado Mariolino disse que os veículos estavam com placas clonadas e chassis adulterados para circular no interior

Operação

Ao longo da coletiva de impressa, Mateus Moreira disse que os trabalhos investigativos iniciaram há aproximadamente um mês, onde foi constatado que motocicletas roubadas e furtadas estavam circulando normalmente na região de São Sebastião do Uatumã.

“Os infratores colocam placas que não tem restrição de roubo ou furto nas motocicletas. Eles também remarcam o chassi, para que o veículo aparente estar legalizado. Realizamos um trabalho investigativo com os peritos do Instituto de Criminalística (IC), que identificaram a procedência criminosa das motocicletas e automóveis”, declarou Moreira.

Tráfico

O diretor do DIP disse, ainda, que durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão. A ação também resultou nas prisões, em flagrante, de Adinael Pereira da Costa, 34, e Arildo Azevedo Lopes, 22, além de apreender um adolescente de 17 anos.

Eles vão responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os indivíduos que estavam circulando com os veículos recuperados serão investigados e, posteriormente, indiciados por receptação.

A ação contou com o apoio operacional de servidores da Seaop. “Estivemos presentes na operação para dar o total apoio aos policiais civis. Conseguimos identificar as pessoas que estavam circulando com os veículos de placas clonadas”, argumentou Klinger Paiva.

Devolução

Para concluir, o delegado Mariolino Brito destacou que os veículos serão encaminhados para o pátio da Derfv. “Os proprietários já foram identificados e serão notificados para receberem os veículos”, pontuou Brito.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *