Saiba como se preparar para ter bons resultados em concursos

Foto: Divulgação

Concursos públicos, seleções de emprego, vestibulares, ENEM ou mesmo provas da faculdade e colégio necessitam de dedicação para conquistar uma vaga ou colocação de destaque. Segundo o Master Coach especialista em Programação Neurolinguística do Instituto IDEAH, William Ferraz, o ideal é fazer um planejamento de estudo e obedecer uma rotina. “Antes de iniciar seu estudo faça um planejamento, incluindo os temas de estudo e o tempo para cada um deles. É essencial reconhecer as facilidades e dificuldades das matérias e de forma muito consciente, aproveite o tempo para conseguir superar tais dificuldades”, diz o especialista.

Estudar muitas horas seguidas nem sempre é sinônimo de melhor desempenho, pois sobrecarregar a mente não fará assimilar todo o conteúdo desejado. “Siga os limites de seu corpo e de sua mente, lembrando que cada indivíduo possui limites distintos. Faça intervalos curtos a cada uma ou duas horas de estudo, alterando a posição que seencontra, alongando a coluna, braços e pernas, respirando mais profundamente de forma consciente e até mesmo tomando água”, explica William.

O ideal é ter, pelo menos, um mês de preparo e planejamento para se destacar numa prova ou teste. Nesses dias é essencial manter-se equilibrado emocionalmente paraconseguir desenvolver todo o potencial e acessar todo o conhecimento.

Leia também:TESTE: Quer saber se vai se sair bem em uma entrevista de emprego? Faça o teste elaborado por especialista do AM

Siga as dicas do especialista para cada período de estudo e consiga o seu melhor.

Faltando um mês:

– Organize seus horários e faça um planejamento efetivo de estudo neste período de um mês.

– Quando realizar seu planejamento é essencial ficar muito claro qual ou quais disciplinas (matérias) serão estudadas e o tempo dedicado para cada assunto. Para realizar tal planejamento pense especificamente em cada ponto que você deverá estar preparado para o exame.

– Distribua seu tempo para poder revisar a maior quantidade de conteúdo, colocando emprimeiro lugar a matéria que encontra mais dificuldade e para o final da lista aquela matéria que você possui maior facilidade e consequentemente, uma revisão em um curto período já poderá ser efetiva.

– Siga fielmente o seu planejamento com relação ao conteúdo programado para estudo, bem como o número de horas diárias.

– Faça uma lista de “dúvidas” e tente buscar explicações com professores, outros colegas. É importante não “emperrar” num único ponto.

Faltando 15 dias:

Foto: Reprodução

 

– Organize seus horários para fazer um planejamento do tipo revisão geral de todas as disciplinas/matérias. Pense numa revisão que possa auxiliar nos temas que serão abordados no estudo.

– Inicie seu planejamento abordando as matérias que apresenta maior dificuldade, deixando para o final da lista os assuntos que possui mais facilidade.

– Siga fielmente seus horários e cronograma de estudo.

Faltando uma semana:

– Planeje seus horários e de forma a seguir uma rotina bastante rígida foque em estudar pontos específicos que são muito importantes para o seu exame e tenha consciência que nesta fase não será possível rever toda a matéria. Por essa razão é essencial que determine de forma muito clara quais os pontos que serão estudados.

– Nesta fase faça exercícios para verificar o conhecimento que adquiriu após o estudo.

Faltando um dia:

– Sinta o que o que é melhor para você. Você poderá sentir que o melhor será estudar algum tópico ou fazer exercícios de revisão. Então faça. Lembre-se que 24 horas é um tempo bastante razoável.

– Você poderá sentir-se muito nervoso e estressado e seu corpo pede um descanso. Então descanse, pois você merece descansar e isso poderá contribuir para que você esteja mais focado e atento durante o exame.

– Talvez você sinta vontade de sair com um amigo ou simplesmente conversar com alguém próximo. Faça isso, porque poderá contribuir significativamente para que se sinta mais tranquilo e com mais energia durante o exame.

Foto: Reprodução

Sobre William Ferraz: Master Coach especialista em Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo. Empresário, Terapeuta, Master Practitioner e Advanced Trainer emProgramação Neurolinguística PNL. Formado em Administração de Empresas, Processamento de Dados e pós-graduando em Sociodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Trainer com Certificação Internacional em Neuro Semântica – ISNS (EUA) Meta Coach (ACMC) com certificação internacional pela Meta Coach Foundation. Site: http://institutoideah.com.br.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *