Infecção urinária a grande vilã da maioria das mulheres

Foto: Reprodução

A infecção urinária é determinada pela multiplicação de bactérias ou fungos em qualquer parte do sistema urinário, como a uretra, ureteres, bexiga e rins. Na maioria das vezes a infecção ocorre na bexiga causando cistite ou a infecção no rim causando a pielonefrite, sendo muito mais grave. A doença pode afetar pessoas de ambos os sexos, independentemente da idade, porém predomina nas mulheres adultas.

As mulheres estão mais predispostas a contraírem infecção urinária por terem a uretra mais curta e mais próxima da vagina e do ânus. Por esse motivo, é extremamente importante ter atenção especial à higiene dessa região corporal.

Leia também:Tabagismo contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, alertam especialistas da FCecon

Os sintomas mais comuns da infecção urinária – cistite são: ardência/queimação ao urinar; muita vontade de urinar; urinar várias vezes e em pequena quantidade, às vezes apenas gotas; presença de sangue na urina; urina turva e com mau cheiro e dor abaixo do umbigo. Já os sintomas da infecção urinária – pielonefrite são: dor nas costas; febre alta; calafrios; náuseas e vômitos e urina turva e com mau cheiro.

De acordo com a ginecologista Elis Akami, “Muitas mulheres já sofreram ou sofrerão pelo menos uma vez na vida de infecção do trato urinário. Embora os sintomas da doença possam ser facilmente identificados e o tratamento seja simples na maior parte dos casos, a cistite merece atenção. Isso porque, se não for tratada adequadamente, pode evoluir e, além da bexiga, passar a prejudicar os rins”, afirma.

Foto: Divulgação

O tratamento da infecção urinária normalmente é feito com antibióticos. O tipo de medicamento e o tempo de tratamento vai variar do estado da pessoa e do tipo de bactéria existente na bexiga. No caso da cistite, geralmente os sintomas melhoram após alguns dias de uso de antibióticos. O tempo de tratamento pode variar de 1 a 7 dias, já a pielonefrite, o tratamento deve ser prolongado, variando de 7 a 14 dias, podendo até mesmo haver necessidade de internação em casos mais graves, com administração de antibiótico endovenoso e medicamentos por via oral durante algumas semanas.

“Pessoas que se queixam de sintomas relacionados à infecção urinária, devem procurar auxílio de um especialista, para receber tratamento adequado e evitar que o problema passe a atingir os rins. Inicialmente, a doença é detectada pelos sintomas clínicos. Depois, a infecção e o tipo de bactéria causadora da doença são confirmados em um exame de cultura de urina, para assim podermos ministrar o antibiótico que combater a infecção”, relata a ginecologista.

Para prevenir a infecção devem ser tomadas algumas precauções como: beber bastante água; fazer a higiene pessoal de frente para trás (no sentido da vagina para o ânus); urinar logo após as relações sexuais e evitar segurar a urina por muito tempo.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *