Amazonas tem o pior índice de inclusão de criança deficiente na escola

Seguido do Amazonas no ranking dos piores resultado, o segundo lugar ficou para o Piauí. Foto: Reprodução

O Estado com maior número de crianças e adolescentes fora da escola no Brasil é o Amazonas, apontou o relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), divulgado na quinta-feira (7), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Enquanto o percentual de matrículas de pessoas com deficiência na educação básica, entre o Distrito Federal foi 90,4% no período da pesquisa, em 2010, o Amazonas tinha quase um quarto dos alunos nessa condição fora da sala de aula, 75,5% dos estudantes tinham acesso à educação, segundo a pesquisa.

Leia também: UFAM abre inscrições para programa de atividades motoras para deficientes

Seguido do Amazonas no ranking dos piores resultado, o segundo lugar ficou para o Piauí, que tinha 23,3% dos estudantes com deficiência sem estudar no mesmo período. Mais outro Estado do Norte: o Acre, também figurou entre os piores resultados conforme o relatório 22,3% das pessoas não tinham acesso à educação básica.

De acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o País, foram contabilizados mais de um milhão de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com deficiência. Desses 82,5% (897.116) frequentavam a escola ou creche. A disparidade do percentual do Estado com o do Brasil foi de sete pontos percentuais. No período da pesquisa, em números absolutos, mais de 6.304 estudantes no Estado não iam para a escola.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *