Alerta: Saiba quais são os três municípios do AM que podem decretar situação de emergência por surto de malária

Até maio deste ano, mais de 29 mil casos foram registrados no Amazonas. Foto: Divulgação

Três municípios podem decretar situação de emergência por conta do surto de malária, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM), são eles: Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos. Até maio deste ano, mais de 29 mil casos foram registrados no Amazonas.

No total, o Amazonas registrou 29.462 casos de malária. Juntos, os três municípios são responsáveis por 48% dos casos da doença registrados no estado.

Leia também:Novo Aripuanã e Manicoré estão em situação de ‘Emergência’, diz Defesa Civil-AM

São Gabriel da Cachoeira foi o município com mais casos registrados. Mais de 7 mil notificações da doença foram feitas na cidade, a 852 km de Manaus.

Para o local, foi enviada uma força tarefa que, junto com a secretaria de saúde local, demais secretarias municipais, além do Distrito de Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Alto Rio Negro e do Exército Brasileiro, desenvolveram ações integradas de prevenção e controle.

Casos registrados por município

  • São Gabriel da Cachoeira: 7.127 casos
  • Manaus: 3.523 casos
  • Barcelos: 1.976 casos
  • Santa Izabel do Rio Negro: 1.468 casos

Sobre a Malária

A malária é causada pelo parasita Plasmodium, que é transmitido através das picadas de mosquitos do gênero Anopheles infectados.

Os sintomas da malária incluem febre, dor de cabeça e vômitos e geralmente aparecem entre 10 e 15 dias após a picada do mosquito. Se não for tratada, a malária pode rapidamente tornar-se um risco à vida.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *