Dono de oficina é preso e polícia apreende carros e peças de veículos durante Operação “Desmonte Legal”

Um homem de 47 anos, dono de oficina mecânica no São José, foi detido por receptação qualificada. Fotos: Erlon Rodrigues/ PC-AM

Um homem de 47 anos, dono de oficina mecânica na avenida Cosme Ferreira, São José, Zona Leste, foi preso em flagrante durante a Operação “Desmonte Legal”, por receptação qualificada.

Durante a ação, foram apreendidos veículos com restrições de roubos, furtos ou alienados de agências bancárias, que foram desmanchados para que as peças fossem vendidas.

Coordenada pelo delegado-geral da instituição, Mariolino Brito; diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Geraldo Eloi, e pelo titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), delegado Rafael Allemand, a operação teve início hoje, em estabelecimentos situados nas zonas norte e leste.

Apreensão e fiscalização

Conforme as autoridades policiais, os trabalhos tiveram por objetivo apreender veículos roubados ou furtados, além de fiscalizar e orientar proprietários de oficinas mecânicas e sucatas, sobre as implicações de guardar e desmanchar veículos oriundos de práticas ilícitas.

Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas no dia 18 de maio deste ano, pela juíza Andréa Jane Silva de Medeiros, da 5ª Vara Criminal.

Durante a coletiva, o delegado-geral destacou as ações realizadas pela instituição na capital e no interior do Estado. “A Polícia Civil está realizando operações em todo Amazonas, porque o mês de junho é festivo e de muita movimentação. Pretendemos, com esta operação deflagrada na manhã de hoje, inibir furtos e roubos de veículos, que preocupam muito a população. A Derfv fez cuidadosamente o levantamento dos alvos e hoje as equipes cumpriram as ordens judiciais”, pontuou Mariolino Brito.

Delegado Rafael Allemand disse que peças automotoras apreendidas serão passadas para a análise da perícia técnica para constatar se elas são de veículo roubado

Repressão e orientação

O diretor do DPM da Polícia Civil falou sobre o objetivo da operação “Desmonte Legal”. “A operação foi deflagrada hoje pela Derfv, com o apoio operacional do DPM. Esse trabalho, além do cunho repressivo, tem o cunho pedagógico, no sentido de que nós estamos fiscalizando e orientando os proprietários e funcionários de oficinas mecânicas e sucatas a trabalharem de forma regular e legalizada”, afirmou Geraldo Eloi.

Flagrante

Durante as diligências, um homem de 47 anos, dono de uma oficina mecânica situada na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste, foi preso por receptação. No estabelecimento do infrator as equipes encontraram um motor de motocicleta roubada.

Materiais apreendidos

Ao longo da ação foram apreendidas peças roubadas ou furtadas, três veículos alienados de agências bancárias que estavam sendo desmontados, além do motor de uma motocicleta com restrição de roubo, que foi encontrado na oficina do homem de 47 anos, preso durante a ação.

O delegado Rafael Allemand explicou que recebeu a incumbência do delegado-geral e do diretor do DPM para organizar a operação “Desmonte Legal”.

“Recebemos a determinação para nós iniciarmos uma operação acerca de oficinas mecânicas e sucatas na cidade de Manaus pra evitar a receptação de veículos roubados ou furtados aqui na cidade. Conseguimos apreender peças de veículos automotores que serão passadas pela análise da perícia técnica para constatar se elas são de algum veículo roubado. Sendo identificado o veículo, as pessoas que estavam na propriedade dessas peças serão indiciadas por receptação também”, pontuou.

O homem de 47 anos foi autuado em flagrante por receptação qualificada. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfv, ele será levado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis.

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/06/06181848/WhatsApp-Video-2018-06-06-at-12.55.34.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *