Luto na música: Artistas amazonenses comentam a perda do músico “Mau Mau”

Foto: Reprodução

O músico amazonense Maurizio Pessoa Torres, conhecido como “Mau Mau”, era um dos mais admirados percussionistas da atualidade e faleceu na noite de quarta-feira (30). Ele sofria de depressão e acabou não resistindo. O corpo está sendo velado na funerária Canaã, na Major Gabriel e deve ser enterrado do Cemitério Tarumã, por volta das 13h30.

’Mau Mau’, era bastante conhecido no cenário artístico local e passou por diversas bandas. Ele ganhou fama em Manaus com o movimento reggae no início dos anos 2000 e em muitas apresentações no Jack N’ Blues. Recentemente participava da banda Di Bubuia, com a jornalista e cantora Milena Di Castro.

Leia também:Morre Oscarino Varjão, criador do Peteleco. Personalidades do AM lamentam perda

Além da música, Mau Mau ainda deixou mensagem de preservação do meio ambiente, desenvolvendo o trabalho de transformar material reciclável em instrumentos musicais.

Veja vídeo

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/05/31102846/2499f2f9-b2df-4c0b-96d3-6e03313f3328.mp4[/KGVID]

Artistas locais comentaram a morte do percussionista

A banda Di Bubuia divulgou uma nota onde falou sobre a perda do músico. Segue na íntegra:

“Fogem as palavras para falar de ti, Nosso irmãozinho, Maurizio Pessoa Torres. Quando começamos o projeto da Banda Di Bubuia voltado para crianças ele nasceu com intuito de você assumir a percussão, afinal você nos ensinou que podemos fazer música com tudo. E a estrela da banda sempre foi a nossa percuteria, com brinquedos, tampinhas de refrigerante, canos, panrlas, latas.

Nem sempre as coisas são como queremos, a Banda Di Bubuia é uma família e nós perdemos o nosso irmãozinho. Desculpe Pipoquinhas, Pais e Responsáveis, mas hoje a banda que tanto leva alegria e amor, chora a perda do nosso Mau Mau. Que Papai do Céu o conduza a vida eterna, pois você sempre foi um dos corações mais cheios de amor que já vi passar por essa Terra. Nós amamos você.”

Outro colega Marcos Tupinambá também deixou uma mensagem em seu facebook:

“14 de fevereiro de 2018. Última vez que nos encontramos. Som, praia, rio, sol, crianças brincando. Amigos. E apesar da admiração mútua, não chegamos a ser íntimos. Mas celebrávamos nossos parcos encontros como se assim fossemos. Abraços e beijos no rosto. Como alguém da família. Foi a primeira vez que nossas pequenas brincaram juntas.
Assim como nós, pareciam que já eram íntimas, mesmo sem ser. Coisas de criança. Conhece hoje, brinca hoje, ama hoje, vive hoje. Acho que era isso. Mao Mao, vivia o hoje. Era uma criança. E apesar de ateu convicto insistia em acreditar em um ser, eu diria, menos palpável em seu caráter: o ser humano. Um dos caras mais humanistas que conheci e que não media esforços pra ajudar o próximo. E não tô falando de amigos. E mesmo tendo pouco ajudou muitos. Pra mim sua marca maior. A grande batida desse grande percussionista e ser humano. Um cara sensível. Com uma sensibilidade tamanha que o sufocou. Porra Mao Mao”, postou Marcos Tupinambá.

Dênis Thaumaturgo, um dos organizadores do Festival Pirão e músico lamentou essa perda:

“Lamentável, conheci ele no início dos anos 2000 nas regueiras do Jack N’ Blues, quando ainda era na Ponta Negra, desde lá sempre via ele com tanta alegria, difícil até acreditar nessa notícia. Só Deus pra saber o que se passa no coração de cada um.”.

Marcelo Lima, baixista da Banda Tudo Pelos Ares

“Cara gente boa demais. Talentoso pra cacete! Uma pena!!”

Bhia Borges – jornalista

Hoje o dia amanheceu calado e em preto e branco. Mau Mau sempre foi um cara do bem..
O suicídio dele mexeu muito comigo.. confesso que estou muito mal…
Isso porque penso que poderia ser eu… ele foi vitima de uma doença silenciosa que nos mata aos poucos e, além da dor que sentimos por dentro, temos que enfrentar a pressão da sociedade impiedosa que nos pressiona ao insistir no coro: DEPRESSÃO NÃO EXISTE, É BOBAGEM, OU FALTA DE DEUS…
Sim… nós, portadores desse transtorno mental, temos que enfrentar a PSICOFOBIA! Esse PRECONCEITO MALDOSO E INACEITÁVEL.
Não meus caros, DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA e pode atingir qualquer um de nós, a qualquer momento. Portanto, antes de julgar, devemos buscar informação, conhecimento de causa e vou mais além.. devemos burilar nossas almas de acordo com os ensinamentos do ‘BEM MAIOR’ e cultivarmos em nossos corações a empatia e solidariedade.
Eu sou PORTADORA DESSE TRANSTORNO MENTAL e sofro PSICOFOBIA por levar a público esse fato, por levantar a bandeira da importância da SAÚDE MENTAL.
NÃO ESTOU CURADA E AINDA ESTOU EM TRATAMENTO. Pessoas falam pelos cantos sobre meu estado de saúde de forma maldosa e desrespeitosa. Sei o quanto isso é doloroso… é difícil encarar, abrir o coração e pedir ajuda. Justamente pela incompreensão e julgamento das pessoas. É esse cenário impiedoso um dos fatores propulsores de um ato chocante e infeliz. Precisamos falar sobre suicídio, precisamos falar sobre saúde mental! Precisamos combater a psicofobia!
E neste momento elevo meus pensamentos ao Pai Celestial para que cure as chagas dessa família que sofre a perda do filho, do pai, do amigo… nosso querido Mau Mau! Que a Espiritualidade Amiga te receba e que te cuide no plano espiritual

Kid Mahal – ator, jornalista e produtor cultural

Mau Mao = Bom bom!

Conheci o Mau Mao no tempo em que eu era empresário do Tony Medeiros em 1997. Maurizio Torres era puro talento. Ele tocava caixinha | com o passar dos anos nos afastamos , mas pontuamos encontros, no sesc , na tv acritica, no festival amazonas de música e até que 20 anos depois , em 2017, ele resolve fazer uma homenagem para o Raimundo e Maria. Reuniu vários amigos no AL MIRANTE e nos divertimos muito naquela noite de novembro. E em certo momento da festa ele me disse ” meu amigo, isso é o minimo que posso você por você pelo muito que voce ja fez por mim” .

 

Nota de pesar SEC

A Secretaria de Estado de Cultura lamenta, com profundo pesar, o falecimento do músico Maurizio Pessoa Torres, o Mau Mao, na noite desta quarta-feira (30), na cidade de Manaus. O secretário de Cultura, Denilson Novo, e os colaboradores da SEC apresentam as mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos.

O velório acontece nesta quinta-feira (31), na funerária Nova Renascer, localizada na rua Major Gabriel, bairro Praça 14, zona sul da capital; e o sepultamento será às 13h30, no Cemitério Parque Tarumã, na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste da cidade.

Nota da Escola de Samba Aparecida

O GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA manifesta seu mais profundo pesar pela passagem do músico percussionista MAURIZIO PESSOA TORRES, conhecido como “MAU MAU”, ocorrida na noite desta quarta-feira (30/05), na cidade de Manaus. Que DEUS conforte os corações dos familiares e amigos de MAU MAU e de todos os demais que sofrem com esta partida dele para a Eternidade, junto do PAI MAIOR.

O talento de MAU MAU, que por alguns anos fez parte da BATERIA DA APARECIDA, UNIVERSIDADE DO RITMO, e era nascido no BAIRRO DE APARECIDA, filho de família do bairro, era inegável. Além de tocar os instrumentos convencionais, ele construía outros utilizando materiais alternativos, reciclados, criando sons únicos, quase que materializando seu talento e genialidade.

Mau Mau recebeu de DEUS o dom. Infelizmente, no nosso país, a maioria dos artistas não pode viver de sua arte, de seus dons.

Que, lá de cima, junto ao PAI, onde temos certeza que Mau Mau está, assim que ele se refizer, ele possa junto de Anjos de DEUS, olhar por aqueles que têm dons artísticos para que a sociedade preste atenção, antes que seja tarde, e valorize a genialidade dos que nascem com a missão de brilhar, de espalhar beleza na face da Terra, e que valorize, também, muito mais o que há de bom no ser humano que faz das suas falhas, meros detalhes. Siga em PAZ, Mau Mau!

A Diretoria

Obs.: O velório do corpo de Maurizio Pessoa Torres ocorre agora, nesta quinta-feira (31/05), na funerária Nova Renascer, na rua Major Gabriel, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus; e o sepultamento será às 13h30, no Cemitério Parque Tarumã, na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste da cidade.

Reportagem: Bruna Chagas

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *