Prefeitura e polícia liberam ruas e Exército ressalta caráter pacífico, mas mantém prontidão

Forças da segurança estadual estão integradas com Exército para garantia da lei e da ordem no caso da greve dos caminhoneiros. Foto: Divulgação

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia (CMA), divulgou em nota informando que está cumprindo o Decreto Presidencial N° 9.382, que estabelece o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem, em esforço integrado com os órgãos de segurança pública do Estado, com objetivo de retorno à normalidade das atividades de abastecimento de combustíveis e gêneros na Amazônia Ocidental.

Contando com apoio de instituições federais, estaduais e municipais, o trabalho foi potencializado nas últimas horas, fazendo com que o efeito desejado esteja sendo atingido.

Decreto presidencial

As Forças Armadas foram convocadas pelo decreto presidencial, nesta sexta-feira (25), em todo o território nacional, para agir na retirada dos caminhoneiros de pontos de obstrução nas estradas. “Há melhora no fluxo de suprimentos diversos em todo o Estado do Amazonas, o qual continua sob monitoramento diuturno”.

“Há, neste momento, evolução satisfatória do quadro situacional, mensurável pela desobstrução das vias públicas até então bloqueadas e pela melhora no fluxo de suprimentos diversos em todo o Estado do Amazonas, o qual continua sob monitoramento diuturno das diversas Instituições que participam do esforço já afirmado”, diz a nota.

O documento frisa a ação integrada, a imparcialidade que o caso requer e a busca para a solução pacífica do problema. “As Forças Armadas atuam para que a proteção à integridade da vida e dos bens colocados em situação de risco, sejam priorizados, na manutenção da estabilidade da região”.

Veja a decisão judicial:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *