Motoristas do transporte escolar também param contra alta dos preços dos combustíveis. Veja os reflexos da paralisação 

Protesto dos motoristas do transporte escolar

Motoristas do transporte escolar protestam contra alta dos combustíveis. Foto: Arquivo Pessoal

Cerca  de 30 veículos parados em protesto dos motoristas de transporte escolar na avenida das Torres, sentido Centro/bairro, na zona Norte de Manaus, na manhã desta sexta-feira (25). A manifestação também é contra a alta dos preços dos combustíveis.

Segundo a categoria, eles só terão combustíveis para trabalhar até hoje. De acordo com Manaustrans, o protesto não congestionou o trânsito.

A manifestação é reflexo da greve dos caminhoneiros que fizeram bloqueios em vias que dão acesso às refinarias.

Leia também: Caminhoneiros acusam postos e donos de ônibus por especulação com combustíveis. Eles vão fechar a AM-010

Um grupo, que é ligado ao Sindicato das empresas, microempresas e transportes autônomos do Amazonas, protestou com cartazes. Confirme os motoristas, mais de 15 mil crianças e adolescentes são atendidos pelo serviço de transporte escolar em Manaus.

Veja os principais reflexos da paralisação:

Foto: Arquivo Pessoal

Combustível

Na manhã desta sexta-feira, vários postos já registram filas de veículos e alguns já estão sem combustíveis.

Segundo o Procon, um já foi lacrado por vender com preços abusivos os combustíveis, no bairro Japiim.

Alimentos

O Sindicato dos Feirantes do Amazonas informou que há estoque para mais mais de três dias nas feiras da capital. Ainda segundo o sindicato, 80% dos alimentos chegam a Manaus de outros estados. Ainda não há registros de desabastecimento em supermercados.

Transporte público

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que as empresas operam com 60% da frota nesta sexta-feira (25), e não terão como operar a partir de sábado (26), por conta da falta de combustível para abastecer os ônibus. Atualmente o transporte coletivo opera em 229 linhas, com 1.258 veículos.

Aeroporto Eduardo Gomes

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes tem autonomia para funcionar por quatro dias, em razão da falta de combustível. Os dados são do relatório da Infraero divulgado ontem.

Educação

As aulas foram suspensas em quase 500 escolas da rede municipal de ensino de Manaus, nesta sexta.

Serviço público

A Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo para os servidores, nesta sexta-feira, por conta da greve de caminhoneiros. Os órgãos do Estado seguem em funcionamento.

Comércio

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, disse que o comércio ainda não deve ser prejudicado nesta sexta.

Indústria

Nelson Azevedo,  vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, afirmou que sindicatos e movimentos que estão em greve precisam “ter sensibilidade para fazer uma avaliação do momento que estamos vivendo no nosso Brasil”.

Saúde

Um plano emergencial foi anunciado pelo Governo do Amazonas, na manhã desta sexta-feira (25). Uma reserva de 60 mil litros de combustível deverá atender, prioritariamente, as frotas da Segurança Pública e Saúde.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) disse que há um alerta para um possível atraso na entrega de insumos e medicamentos em hospitais ou na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Quanto aos veículos que atendem à Saúde no Estado, incluindo ambulâncias, o abastecimento é realizado utilizando uma rede de cerca de 100 postos na capital que fornecem ao mercado local, não tendo estoque próprio. A situação está sob monitoramento.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *