Caminhoneiros fecham refinaria e pode faltar gasolina, diesel e gás em Manaus. Rotas de ônibus serão reduzidas ou eles nem sairão

Caminhoneiros fecham refinaria e pode faltar gasolina, diesel e gás

Caminhoneiros fecham refinaria e pode faltar gasolina, diesel e gás em Manaus. Estoque de combustível só dura até amanhã e sábado (26/05) pode não ter ônibus nas ruas. Fotos: Stanley Hughes

Os caminhoneiros, em protesto contra reajustes seguidos nos preços dos combustíveis, fecharam a Refinaria Isaac Sabá (Reman). O bloqueio é feito à altura da Amazongás e só carros pequenos conseguem chegar à antiga Refinaria de Manaus.

É na Reman que revendedores de combustíveis, principalmente diesel e gasolina, fazem o abastecimento dos postos.

O fechamento pode ter repercussão na escassez dos derivados de petróleo. O gás de cozinha, por exemplo, pode começar a falta em poucos dias.

Veja a composição do preço dos combustíveis:

Caminhoneiros fecham refinaria e pode faltar gasolina, diesel e gás

O supermercado Carrefour, prevenindo desabastecimento, anuncia nas lojas que clientes só poderão comprar até cinco unidades de cada produto.Caminhoneiros fecham refinaria e pode faltar gasolina, diesel e gás

O Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) também prevê problemas. Os donos de ônibus anunciam que reduzirão a frota nesta sexta (25/05). E, alegando que guardam estoque para apenas um dia, retirarão os ônibus das ruas no sábado.

O assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges, informou que Manaus tem 229 linhas, com 1.258 carros. Ele afirma que São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já estão fazendo rodízio nas linhas de ônibus.

Fernando Borges informa que as empresas fazem levantamento no estoque de combustível. As informações serão repassadas para a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

 

Manifesto e pauta

Está circulando na Internet um manifesto-pauta dos caminhoneiros. Veja:

“Pauta dos caminhoneiros

Para evitar as mentiras da imprensa, segue abaixo a pauta dos caminhoneiros:

  1. A) Frete mínimo nacional.
  2. B) Corte total do Imposto PIS/Cofins sobre o diesel e gasolina.
  3. C) redução dos pedágios para caminhoneiros.
  4. D) Fim da CIDE (parcialmente cumprido pelo governo)
  5. E) Renegociação das dividas dos caminhoneiros.
  6. F) Estradas em bom estado.

Essa é nossa pauta e o governo nada fez, apenas cortou a CIDE, porém, não são 3 centavos que vai fazer o movimento parar.

 

Prazo até segunda (28/05)

O prazo para o governo atender nossas reivindicações é até segunda feira, dia 28, mas com caminhoneiros paralisando vias de acessos. A partir do dia 29 iremos radicalizar e paralisar ainda mais o governo. A partir de terça, caso todas as pautas não sejam atendidas iremos:

1) bloquear totalmente todas as estradas federais, deixando apenas veículos de polícias, ambulâncias e bombeiros passarem.

2) Paralização total dos portos e aeroportos.

E nova pauta a ser incluída além das pautas de A a F, vamos incluir:

  1. G) renúncia do presidente.
  2. H) renúncia dos presidentes do senado e Câmara.
  3. I) Eleições antecipadas.

Quem quebrou a economia do país foi o roubo de vocês políticos. Acabou a brincadeira.

O prazo está dado e o relógio correndo.

Vocês políticos quando querem desviar recursos, aprovam até leis, por que não, agora, aprovam leis para benefício do povo?

Cadê o povo brasileiro pra apoiar os caminhoneiros, o gigante não havia acordado? Cadê os agricultores com suas máquinas na pista ou não usam óleo diesel? Cadê os professores, médicos, polícia, cadê o povo brasileiro pra se unir e lutar pelo Brasil? Não é só o caminhão que pede socorro, mas sim a população brasileira! Acorda povo, vamos pra rua, tem que ser agora ou estaremos todos ferrados!!!

Faça a sua parte, *ajude ao menos a compartilhar essa mensagem!* Mostre a sua indignação!”

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *