Emprego na construção civil do AM tem saldo de 101 vagas em abril, aponta Caged

Foto: Arquivo

A construção civil do Amazonas fechou o mês de abril com saldo de 101 vagas de emprego, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Há oito meses, o setor não registrava saldo expressivo, no Estado.

Conforme o Caged, em abril, a construção civil do Amazonas criou 735 postos e desligou 634 pessoas – o que resultou em um saldo positivo de 101 vagas. Desde agosto do ano passado, o saldo de empregos no setor vinha apresentando resultados negativos ou estáveis.

O resultado de abril deste ano também é positivo diante do saldo registrado no mesmo mês do ano passado. Em abril de 2017, o setor gerou 803 vagas e fez 1.047 desligamentos, puxando o resultado para um saldo negativo de 234 vagas.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM), Frank Souza, atribuiu o saldo registrado em abril de 2018 à melhora gradativa da economia nos últimos meses.

“Nós saímos de uma Taxa Selic de 13%, no início de 2017, e hoje estamos em 6,5%. O que houve foi uma redução, na ponta final, dos juros para aquisição de imóvel. O mercado imobiliário é movido a financiamento, e quanto menor a taxa de juros, mais probabilidade de encaixar (o financiamento) na renda familiar. Temos também uma inflação baixa. Temos, ainda, uma maior confiança do trabalhador em relação a seus salários, empregos. Há uma estabilidade maior, gerando uma confiança de que o trabalhador vai assumir novas dívidas”, destacou.

Perspectivas de melhora

Um dos setores mais afetados pela crise, a construção civil do Amazonas começou o ano com saldo de empregos negativo. Em janeiro, o setor chegou a perder 1.262 postos no Amazonas, deixando o saldo de empregos formais negativo (-691 vagas).

Em fevereiro, quando houve 668 contratações e 659 demissões, o saldo de empregos deu sinais de estabilidade, com saldo positivo de nove vagas. Em março, o saldo se manteve estável, com 816 admissões e 821 desligamentos.

Na avaliação do presidente do SINDUSCON-AM, o atual cenário econômico indica que há perspectiva de geração de novos empregos nos próximos meses.

“A tendência é que esse mercado vá melhorando, a cada dia, tanto no número de lançamentos quanto no número de contratações. Claro, o segundo semestre é sempre mais produtivo, uma vez que o verão propicia o início de obras e consequentemente mais contratações”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *