DRCO envia interrogatório para presidente de Câmara suspeito de fazer apologia à FDN em vídeo

Vereador e presidente da Câmara será ouvido pelo vídeo onde aparece fazendo relação à FDN. Foto: Divulgação

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) enviou para a Delegacia especializada em Capturas e Polinter (DECP) uma carta precatória com interrogatório para o vereador e presidente da Câmara Municipal de Eirunepé (distante 1.163 quilômetros de Manaus), Walter Alexandre.

Em março deste ano foi aberto um inquérito policial para apurar indícios de incitação e apologia ao crime, especificamente à facção criminosa Família do Norte (FDN), supostamente cometido pelo vereador, em um vídeo.

Segundo o diretor do DRCO, delegado Guilherme Torres, caberá ao delegado de Eirunepé, conforme sua agenda de audiências, notificar o parlamentar para prestar esclarecimentos à polícia. “Ele poderá responder ou não, mas em caso de recusa, o que é um direito ao silêncio, voltando a precatória para minhas mãos, decidirei sobre indiciamento ou não”, adiantou Torres.

Comandante

Os vídeos foram gravados num bar no Vieiralves, zona Centro Sul da capital. O vereador fala com pessoas na gravação e cita a “comandante” da facção.

“Chegou ao nosso conhecimento indícios de crime tipificado no artigo 287 do Código Penal, em razão de um vídeo em que, aparentemente, uma autoridade pública faz apologia a suposta integrante de facção criminosa”, disse Torres.

Apuração

O delegado busca identificar os citados e apurar a ligação dos mesmos com o crime organizado. “Estamos em uma guerra contra as organizações criminosas, onde pessoas morrem constantemente por esse fato. Assim, o assunto deve ser tratado com seriedade. Se foi brincadeira ou não, será investigado a fundo”.

Fazer publicamente apologia de fato criminoso ou de autor de crime está previsto no Código Penal, com pena de detenção de 3 a 6 meses, ou multa.

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/03/WhatsApp-Video-2018-03-20-at-21.47.01.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *