Polícia Civil recebe reforço de 215 agentes do concurso de 2009 e Amazonino anuncia reforma de todas as delegacias

Aprovados no concurso de 2009, os novos policiais haviam garantido o ingresso na Polícia Civil por determinação judicial. Governador determinou que grupo fosse chamado e iniciasse curso de formação. Foto: Clóvis Miranda/ Secom

Passados quase 10 anos, 215 novos policiais civis, aprovados em concurso público de 2009, finalmente puderam concluir o Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Amazonas, nesta segunda-feira (21), em cerimônia realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Sul de Manaus.

O ingresso dos policiais na força de segurança se deu por determinação do governador Amazonino Mendes, logo que assumiu o Governo do Amazonas, em outubro de 2017.

Delegacias

Durante a cerimônia, o governador anunciou que todas as delegacias do estado serão reformadas. Ele anunciou também as construções das penitenciárias nas cidades de Tefé, Parintins, Maués, Eirunepé e Itacoatiara.

“(Todas) Delegacias vão ser recuperadas. Eu deixei todas novas bonitas, modernas. Hoje, estou encontrando tudo quebrado. Claro que não são todas. Mas a grande maioria, sobretudo, no interior, é um desastre. Estamos fazendo penitenciárias, com licitações, execuções nas cidades mais importantes, como Parintins, Maués, Itacoatiara, Tefé, Eirunepé. Eu já tinha feito uma antes moderna, lá em Tabatinga, que é em uma área muito nervosa”, completou Amazonino.

Prova de digitação

Amazonino Mendes determinou que os concursados prejudicados no certame por fraude na prova de digitação (que foi anulada) fossem chamados imediatamente e iniciassem o curso de formação.

Os novos policiais haviam garantido o ingresso na polícia por determinação judicial. Ao todo são 51 escrivães e 164 investigadores que vão reforçar o sistema de segurança no Amazonas.

“Nós estávamos perdendo claramente a luta contra o crime. Tínhamos policiais concursados e as delegacias vazias. Era um negócio sem sentido. Então, mandei buscar todos, foram preparados, fizemos um curso melhor possível e estamos integrando esse agente. E evidente que estamos fazendo todo o esforço possível para reduzir com qualidade a assanha criminosa. Por isso nós fomos buscar policial que já havia feito o concurso, em 2009, e até então estava sem ser convocado”, comentou o governador Amazonino Mendes.

Concurso público

De acordo com Amazonino, além da convocação dos novos policiais, o Governo do Amazonas irá realizar concurso para a unidade policial. Em anúncio recente, foram confirmadas 424 vagas em novo concurso para Polícia Civil.

“Vamos fazer novos concursos porque nós precisamos ampliar mais ainda a segurança. Fizemos muitos benefícios a eles, mas ainda é muito pouco para o que nós queremos”, frisou.

Interior

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, todo o efetivo dos novos policiais será empregado no interior do estado.

“É uma promessa que o governador Amazonino tinha feito em outubro logo que assumiu que iria mandar realizar esse curso. Este grupo que está entrando irá contribuir e muito com a segurança pública, principalmente, nos municípios que nós temos uma carência muito grande. É um avanço significativo com a segurança pública, porque eles irão ficar nas cidades”, explicou o delegado.

Mais humana

O mais novo investigador da Polícia Civil, Jean Figueiredo, 41, obteve a nota de 9,76 no coeficiente geral do curso e a primeira colocação na turma. Ele ressaltou que os novos policiais terão proximidade com a sociedade, num novo modelo que será empregado pela Polícia civil.

“A academia de polícia veio com um novo pensamento que era a aproximação de uma polícia cidadã. A doutora Geórgia (Cavalcanti, coordenadora do curso de formação) fez um ótimo trabalho nessa nova imagem da polícia perante à sociedade. Isso através de uma correção de uma injustiça do passado realizada pelo governador Amazonino Mendes que nos proporcionou a assumir a polícia e realizar esse sonho de ser policial”, destacou o formando.

Escritório

Durante a cerimônia de formação dos alunos, o governador Amazonino destacou o trabalho desempenhado pelo escritório internacional Giuliani Security & Safety (GSS) no estado.

“Vocês sabem que a questão da segurança, agora, tem uma orientação superior, maior. Nós fomos buscar o melhor grupo do mundo para nos ajudar. Então, nós queremos fazer tudo cientificamente. Claro que as respostas não são imediatas, rápidas. Eles fizeram observação, correram os bairros. Primeiro ato deles foi no Viver Melhor (residencial na zona norte de Manaus). Foram lá. Tiveram presentes nas cenas dos crimes, analisaram o nosso comportamento, como nós agimos, como nós estamos fazendo, as nossas deficiências”, disse o chefe do Executivo.

Aulas

Desde o dia 5 de fevereiro deste ano, os novos investigadores e escrivães participam de aulas teóricas e práticas da atividade policial.

De acordo com a delegada Geórgia Cavalcanti, diretora do Campus de Ensino 2, do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), o objetivo do curso foi prepará-los para o dia a dia da instituição.

“Promover a apropriação de conceitos, leis e princípios que possibilitam o uso dos conhecimentos relativos à atividade mental exigida no desempenho de sua função como qualidade requerida pela sociedade democrática”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *