Até agora, menos da metade dos amazonenses se vacinaram contra gripe 

Faltando apenas duas semanas para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, 28,4 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar em todo o Brasil. O balanço é do Ministério da Saúde e mostra que menos da metade das pessoas que fazem parte do público-alvo, tomou a vacina. No Amazonas, a cobertura é de apenas 36,82%, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações de sábado (19).

Os amazonenses tem até 1º de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação de todo o país. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até essa data.

No Amazonas, o público-alvo a ser vacinado é de cerca de um milhão de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90%, o que corresponde a 900 mil pessoas. Até este sábado (19), 342 mil doses haviam sido aplicadas.

Público-alvo vacinado

Em todo o Brasil, até 16 de maio, foram vacinadas foram vacinadas 26 milhões de pessoas. Este total considera todo o público estimado, englobando pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. Dessas, 21,4 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

No Amazonas, o público com maior cobertura, até o momento, é de mulheres que acabaram de dar a luz com 50,48%, seguido pelos idosos (47,45%) e professores (43,85). Entre as gestantes, a cobertura de vacinação ficou em 32,15% e indígenas 39,54%. Crianças têm cobertura vacinal de 32,59% e trabalhador de saúde, 37,17%. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *