Ainda não foi ao Museu do Seringal? Corre que tem programação especial na Semana Nacional dos Museus

O museu está localizado na zona rural do município de Manaus na região do Igarapé São João, afluente do Igarapé Tarumã-Mirim, margem esquerda do Rio Negro. Foto: Divulgação

Em comemoração à 16ª Semana Nacional dos Museus, o Museu do Seringal Vila Paraíso preparou uma programação especial para este domingo (20), com participação de agências de turismo, historiadores, museólogos e turismólogos.

A recepção dos convidados acontecerá às 9h30, no Museu do Seringal e, em seguida, acontecerá a visita guiada para conhecer o processo técnico, social e econômico de como funcionava um seringal do Ciclo da Borracha.

O museu apresenta aos visitantes um cenário mais próximo da realidade de um seringal de época. Foto: Divulgação

Neste roteiro de visitação serão apresentados o Trapiche (local de ancoragem dos barcos quando o igarapé está cheio), o Casarão do Seringalista, a Casa de Farinha a Capela Nossa Senhora da Conceição, o Tapiri de defumação da borracha, entre outras particularidades do espaço cultural.

Às 10h45, haverá o diálogo sobre o Museu do Seringal, com duração de 1h, e logo após será oferecido um brunch aos convidados, encerrando o evento às 12h15.

Sobre o Museu Seringal Vila Paraíso

Foi inaugurado no dia 16 de agosto de 2002 como museu e projeto turístico da SEC. Nos dois primeiros anos havia a participação do navio Justo Chermont para visitas agendadas três vezes por semana com teatralização de atores e figurantes de época.

A ida para o local dá-se somente por via fluvial. Foto: Divulgação

O museu apresenta aos visitantes um cenário mais próximo da realidade de um seringal de época, mais especificamente do período do Ciclo da Borracha do final do século 19 e começo do século 20.

Funciona de domingo a domingo, das 8h às 16h, e o acesso custa R$ 5 (cinco reais), com meia-entrada para estudantes.

O museu está localizado na zona rural do município de Manaus na região do Igarapé São João, afluente do Igarapé Tarumã-Mirim, margem esquerda do Rio Negro. A ida para o local dá-se somente por via fluvial, tendo que pegar um barco na Marina do David no bairro Ponta Negra, com tempo aproximado de 25 minutos.

Serviço:

Museu do Seringal Vila Paraíso comemora a 16ª Semana Nacional dos Museus

Data/hora: Domingo, 20 de maio de 2018, das 9h às 12h15

Local: Museu do Seringal Vila Paraíso (afluente do Igarapé Tarumã-Mirim, margem esquerda do Rio Negro)

Mais informações: (92) 3234-0271 ou (92) 98121-7079

 

Veja também
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *