Latrocida de empresário é preso. Revoltado, pai da vítima disse que bandido é mais protegido que família de bem

Rafael Sampaio da Silva estava foragido em Manicoré. Ele e um adolescente em envolvimento no latrocínio de empresário. Foto: Divulgação

Suspeito de matar um empresário do ramo de alimentação durante um latrocínio (roubo seguido de morte) no dia 1º de abril deste ano, Rafael Sampaio da Silva França, 21, foi preso na última sexta (11) em Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), e apresentado nesta segunda-feira (14) em Manaus. Um adolescente que participou do crime também foi apreendido.

Diogo Gonzaga da Silva, 34, foi assassinado dentro da casa dele. Segundo o delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), a dupla estava sendo investigada pelo latrocínio do empresário.

Cachorro quente

O crime ocorreu no dia 1º de abril, por volta das 1h10, na residência da vítima, na rua Araci, conjunto Manôa, bairro Cidade Nova, zona Norte. Diogo era dono de pontos de venda de cachorros quentes e Rafael já estava monitorando a vítima, que todas as noites recolhia a renda dos estabelecimentos comerciais.

No dia do crime, o infrator e o adolescente de 17 anos, abordaram um funcionário de Diogo que estava chegando na casa da vítima e conseguiram adentrar o imóvel. Com um revólver calibre 38, os infratores fizeram, além de Diogo e o funcionário, os familiares da vítima de reféns e exigiram que entregasse um envelope, contendo R$ 1.600 em espécie.

Diogo reagiu e tentou tomar a arma de Rafael, que acabou efetuando um disparo que o atingiu, enquanto o adolescente roubou o envelope. Na ação, Rafael deixou cair a arma e saiu em fuga.

“Os dois infratores já estavam planejando a ação. O adolescente ia lanchar no estabelecimento para observar a movimentação, quando recolhiam o dinheiro, monitorando funcionários e a vítima. Começamos a trabalhar em cima do adolescente, que foi apreendido, e contou que Rafael teria fugido para Manicoré. Ambos tem passagem pela polícia”, disse o delegado.

Revolta e emoção

Bastante emocionado, o pai do empresário morto, Mário Jorge Viana da Silva, 58, agradeceu a Deus e à polícia pela rápida prisão dos envolvidos e que espera que a Justiça faça a sua parte.

“Esse assassino é um crápula, um verme, que tirou a vida de um trabalhador, de um homem honesto, de família. Na hora do crime não pensam na família que estão destruindo. Eu não tenho mais como ter meu filho de volta. Eles perdem perdão, mas tem que pedir a Deus. Não sei se tenho condições de dar o perdão hoje. A cicatriz vai permanecer pelo resto da vida. Meu filho era muito querido e espero que a Justiça faça Justiça, para que outros pais não passem o que estou vivendo. Sei que existem meios dele fugir, ser solto por uma canetada”, falou, inconsolável, Mário Jorge.

Tragédia

O pai, abalado, lamentou que a impunidade seja a culpada por tragédias como a que vive. “Sou um pai ferido e revoltado. Bandido é protegido mais do que uma família honesta que perde seu filho. Meu filho foi uma referência pra mim”.

Rafael foi indiciado por latrocínio e corrupção de menores. O adolescente irá responder por ato infracional ao crime de latrocínio. Após os procedimentos cabíveis da unidade policial, Rafael será o encaminhados para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça. Já o adolescente irá permanecer na Deaai.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *